Daguerreótipo Becquerel – Experiências (al)químicas
Simone Rocha de Campos
Edson Do Prado Pfutzenreuter
Qui, 22 de maio de 2025 às 13:30hs
Modo híbrido (à distância pelo link e presencialmente na Sala 02 da CPG/IA)
O daguerreótipo, inventado por Louis Daguerre em 1839, foi o primeiro processo fotográfico comercialmente viável, permitindo a captura de imagens por meio da ação direta da luz sobre placas de cobre revestidas de prata polida, sensibilizadas por iodo e reveladas com vapor de mercúrio.
A pesquisa investiga a materialidade e a técnica do daguerreótipo, com ênfase no método de revelação de Becquerel, que dispensa o uso de mercúrio, tornando o processo menos tóxico. O estudo é baseado em experimentações próprias, em pesquisas em manuais históricos e nos diálogos com outros daguerreotipistas contemporâneos.
Além do aprofundamento técnico, a tese propõe reflexões sobre o potencial desse processo histórico na fotografia contemporânea. O processo do daguerreótipo guarda forte analogia com a alquimia. Assim, a pesquisa não apenas revisita um método fotográfico pioneiro, mas também investiga sua dimensão filosófica e poética, evidenciando a relação entre ciência, arte e mistério na criação de imagens.