O Corpo na Arte do Taiko Contemporâneo
Rafael Mariano Garcia
Eduardo Okamoto
Ter, 25 de ago de 2020 às 16:30hs
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O objetivo deste trabalho é a pesquisa do corpo que toca o taiko - conjunto de tambores de origem japonesa cuja performance envolve música e dança. Assim, o estudo se esmera na prática e reflexão do que chamo “corpo-taikoísta”.
Com esta finalidade, a pesquisa realiza uma investigação bibliográfica e audiovisual sobre os tambores japoneses desde do Período Pré-Histórico (Genshi), Antigo (Kodai), Medieval (Chūsei) e Pré-moderno (Kinsei). Considera-se, neste levantamento: a mitologia; o uso do taiko para comunicação com o sagrado; os tambores nas guerras e nas artes tradicionais e folclóricas; a sua recriação, no Período Moderno (Kindai), especificamente a partir da Segunda Grande Guerra, em que a performance coletiva destes instrumentos ficou conhecida como kumi-daiko.
Este percurso teórico dá-se paralelamente à narração da minha participação no grupo Hibiki Wadaiko, de Marília (São Paulo). Assim, localizo esta arte no contexto contemporâneo brasileiro. Aqui, a metodologia de estudo incorporou também o registro em diários de trabalho, bem como entrevistas com alguns dos integrantes do grupo. Nesse sentido, o trabalho alinha-se aos esforços de pesquisa acadêmicas sobre a cultura japonesa, em especial sobre o taiko contemporâneo, ajudando a cobrir uma lacuna bibliográfica e histórica a respeito dessa arte, e colaborando também para o reconhecimento da importância da cultura nipônica para a cultura brasileira e, em especial, para a cultura paulista.