AS PINTURAS E OS MURAIS DE CLOVIS GRACIANO NA ARTE MODERNA BRASILEIRA E AS INTER-RELAÇÕES ENTRE OS ARTISTAS BRASILEIROS E MEXICANOS A PARTIR DOS ANOS 1920 A 1960
Aline Hübner Freitas
Maria De Fatima Morethy Couto
Sex, 15 de dez de 2023 às 09:30hs
Modo híbrido (à distância pelo link e presencialmente na Sala _(a definir)_ da CPG/IA)
O presente estudo tem como objetivo geral pesquisar em arquivos públicos e privados – em documentos como jornais, fotografias, cartas, telegramas, contratos, sobre o uso do mural na arte moderna brasileira, a partir de um estudo de caso do artista Clovis Graciano. Primeiramente, optamos por considerar os desenhos, as gravuras, as pinturas de cavalete, como trabalhos plásticos que se desenvolveram ao longo do processo das pinturas de grandes dimensões, como, por exemplo, os murais realizados por este artista. Com isso, pretendemos analisar murais feitos a partir da década de 50, período em que Clovis Graciano retornou da viagem à Europa e começou a realizar esses trabalhos, por meio de encomendas, em espaços públicos e privados, principalmente na cidade de São Paulo. Além disso, iremos relatar sobre as parcerias que Clovis Graciano fez durante esse período com artistas, escritores e políticos. Ainda, apresentaremos possíveis inter-relações da arte mural brasileira com o movimento muralista mexicano, a partir de cartas, telegramas, reportagens de jornais e análise dos murais, os quais fomentam um diálogo sobre as semelhanças e diferenças entre os artistas brasileiros e mexicanos na arte moderna. Nesse contexto, buscaremos responder às seguintes questões: Que relações e contatos foram estabelecidos por esses artistas no período da arte moderna? Quais são as semelhanças e as diferenças dos murais realizados pelos artistas brasileiros e pelos artistas mexicanos? Que importância os murais tinham para esses artistas? Por que o governo patrocinou esses murais? Sendo assim, escolhemos abordar os murais patrocinados pelo governo federal, estadual ou municipal de São Paulo. No entanto, no decorrer da pesquisa documental foram encontrados documentos referentes ao mural realizado pelo artista Clovis Graciano, em um espaço privado, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).Tendo em vista a importância deste mural, o qual foi realizado juntamente com o primeiro curso sobre pintura mural ministrado por Graciano no Brasil, decidimos inserir as documentações encontradas sobre esse mural na pesquisa. Desse modo, focaremos nos seguintes objetos de estudo: o mural do Pavilhão de Recepção de Autoridades do Aeroporto de Congonhas (feito em parceria com o artista Emiliano Di Cavalcanti, 1953), o mural realizado na FAAP (1962) e os murais na Avenida Ruben Berta (1969). Analisaremos também alguns murais dos artistas mexicanos, a saber: José Clemente Orozco (Destrucción del Viejo Orden, antigo Colégio de San Ildelfonso, Cidade do México, 1926), Diego Rivera (Corrida de la Revolución Agraria - Garantías), David Alfaro Siqueiros (Del Porfirismo a la Revolución, situado no Museo Nacional de História de Castillo Chapultepec, Cidade do México, 1957-66), também patrocinados pelo governo mexicano. Diante disso, a pesquisa constitui-se em um estudo documental-exploratório com abordagem qualitativa. Por fim, as temáticas apresentadas neste estudo serão abordadas considerando as especificidades do contexto histórico, social, político, cultural de cada país, assim como dos artistas brasileiros e mexicanos citados ao longo da pesquisa.