Explorando Texturas Sonoras: Análise e Composição com Suporte de Descritores de Áudio e Modelos Computacionais

Doutorado em Música
Orientando
Micael Antunes da Silva
Orientador
Jonatas Manzolli
Data
Seg, 20 de maio de 2024 às 09:00hs
Local
Sala Multiuso do NICS/Unicamp
Resumo

Esta tese aborda a análise musical e a composição, explorando as características texturais da música de massas sonoras e situando-as dentro do contexto das práticas criativas do século XX, com apoio de modelos psicoacústicos. O trabalho contribui apresentando uma série de estudos analíticos, ao mesmo tempo em que introduz ferramentas de descritores de áudio relevantes para a pesquisa realizada. Além disso, oferece uma contribuição ao campo da composição por meio de discussões embasadas em relatos composicionais e na criação de uma ferramenta interativa para a geração de massas sonoras em tempo real.

Esta tese é composta por artigos, nos quais foram apresentados os resultados da pesquisa por meio da análise e discussão de diversos textos publicados durante o doutorado. Essa apresentação é dividida em dois módulos de estudo: no primeiro, dedicado à análise musical, discute-se uma metodologia de análise musical baseada em descritores de áudio para investigar composições eletroacústicas e instrumentais que exploram massas sonoras para produzir texturas musicais. No segundo módulo, são apresentados relatos e discussões nos quais os conceitos e modelos computacionais de massas sonoras foram aplicados em processos criativos. Dessa forma, a tese aborda questões analíticas ao introduzir as ideias de compositores como Edgard Varèse, que concebeu a noção de novos instrumentos, inspirando posteriormente a ideia de massas sonoras e o desenvolvimento de sistemas interativos para a luteria digital. Em seguida, explora-se a noção de música de massas sonoras, sob o ponto de vista da percepção musical como explorado no serialismo, influenciado por compositores como Karlheinz Stockhausen, Iannis Xenakis e György Ligeti. Após essa discussão de conceitos, são apresentados os descritores de áudio os quais são relevantes para o estudo da música de massas sonoras. Em seguida, essas ferramentas são aplicadas em estudos analíticos de música eletroacústica e instrumental. Posteriormente, são abordadas discussões sobre composição, destacando a necessidade do compositor em criar um campo semântico que faça a mediação entre ferramentas tecnológicas e aspectos criativos envolvidos. Por fim, propõe-se um ambiente interativo em Max para criar e manipular massas sonoras em tempo real, oferecendo uma plataforma prática para a exploração criativa nesse domínio musical.

Sendo assim, a tese aborda e contribui para três áreas principais: análise musical, composição musical e psicoacústica. Na análise musical, propõe um fluxo de trabalho aplicável em diversos contextos musicológicos e fornece representações de áudio derivadas da música de massas sonoras, com potencial para representar a textura musical em diferentes repertórios. Discute também uma ferramenta interativa adaptável para diferentes aplicações, que pode inspirar compositores a explorar criativamente a luteria digital. No campo da composição, ao abordar duas obras realizadas durante a pesquisa promove reflexões sobre o processo criativo mediado pela tecnologia. Por fim, diante do crescente interesse nos estudos sobre timbre na psicoacústica e na musicologia empírica, este trabalho abre espaço para investigações sobre percepção em abordagens experimentais nas ciências cognitivas.