Dramaturgia em campo expandido: o processo criativo de Lola Arias

Mestrado em Artes da Cena
Orientando
Eduardo Aleixo Monteiro
Orientador
Matteo Bonfitto Junior
Data
Seg, 09 de jan de 2023 às 10:00hs
Local
Resumo

Este trabalho pretendeu investigar uma noção de dramaturgia em um campo ampliado ou expandido das artes da cena, por meio do processo criativo da artista argentina Lola Arias, especialmente nas obras Mi vida después e Campo minado. Outros conceitos se mostraram bastante úteis à análise não só do teatro de Lola Arias, mas também da cena contemporânea, como os de teatros do real e memória disruptiva – aquele já de larga aplicação e este ainda muito pouco utilizado nas artes da cena. Em Mi vida después, filhos revivem experiências que os pais tiveram durante a ditadura militar argentina, reconstruindo os anos 1970 como documento político, crônica social e diário íntimo. Em Campo minado, ex-combatentes da Guerra das Malvinas – veteranos argentinos que não falam inglês e britânicos que não falam espanhol – são colocados frente a frente para contarem as histórias uns dos outros. Tendo em vista a prática como pesquisa, a ideia foi escrever sobre dramaturgia em campo expandido por meio de uma dramaturgia em campo expandido, escrever sobre teatros do real por meio de teatros do real, escrever sobre memórias disruptivas por meio de memórias disruptivas, escrever sobre o processo criativo de Lola Arias por meio de procedimentos que ela também usa nos seus processos criativos. Assim, o gênero textual escolhido para a presente dissertação foi o da conferência-performance.