De taipa arruinada a obra de arte: a vocação expográfica do patrimônio edificado restaurado analisada através de três obras na Capela do Morumbi
Natália Hesz Ferrari
Haroldo Gallo
Ter, 14 de nov de 2023 às 09:00hs
Tem-se como pressupostos para o presente trabalho de pesquisa de mestrado, que um patrimônio cultural edificado possui uma relevância ímpar, intrinsecamente ligada à sua significância artística, arquitetônica, documental e estética de épocas passadas. Por isso, representa uma relevante fonte de pesquisa e um referencial cultural. Definidos tais pressupostos da presente pesquisa, de que o patrimônio cultural tem uma vocação expositiva e que tal vocação denota uma potência transformadora e uma diretriz para a criação artística, a investigação parte do estudo do projeto curatorial e artístico de inserir obras de arte em edificações de valor histórico-cultural, intervindo e se apropriando deste. Bem como, do encontro entre a memória e a expressão contemporânea, que leva à discussão de questões tipológicas; da intervenção em pré-existências; e do vínculo entre arquitetura e arte que emerge da densidade histórica inerente no bem cultural. A construção de uma nova perspectiva em relação aos objetos artísticos e aos artefatos arquitetônicos converge com as técnicas de restauro e com a reutilização de antigas estruturas. Tendo como critério primordial a investigação de artefatos culturais de valor declarado e consagrado e, dentro desse universo, a busca daqueles que têm vocação expositiva; ponderou-se a realização de estudo de uma única edificação simbólica, um caso ímpar arquitetônico, de restauro e de requalificação e uso. E dentro dele algumas obras que foram instaladas, permitindo atingir o propósito de demonstrar a vocação da edificação histórica como suporte expositivo. A pesquisa propõe o estudo da Capela do Morumbi, cujo percurso se inicia com sua descoberta em ruínas em uma antiga fazenda de chá e, apesar da ausência de conhecimento acerca de sua origem e função, com seu posterior restauro, é hoje tida como patrimônio cultural e arquitetônico paulistano, sendo utilizada para exposições de arte contemporânea a ela relacionadas. Propõe-se ainda o estudo de três obras de arte contemporânea de tipo site specific: ‘Taipa, Tijolo e Fantasia’, ‘Penélope’ e ‘Anekdota’. As quais melhor demonstram o uso e apropriação da edificação através da arte. Tais obras, que intervieram diretamente na edificação, não estão meramente no espaço, mas tornam o local um exemplar para o entendimento das temporalidades presentes, entre o antigo e o novo, e um definidor de diálogo entre a estrutura remanescente em taipa e uma ferramenta de restauração que lhe permite ser classificada como uma instalação.