De taipa arruinada a obra de arte: a vocação expográfica do patrimônio edificado restaurado analisada através de três obras na Capela do Morumbi

Mestrado em Artes Visuais
Orientando
Natália Hesz Ferrari
Orientador
Haroldo Gallo
Data
Ter, 14 de nov de 2023 às 09:00hs
Local
Resumo

Tem-se como pressupostos para o presente trabalho de pesquisa de mestrado, que um patrimônio cultural edificado possui uma relevância ímpar, intrinsecamente ligada à sua significância artística, arquitetônica, documental e estética de épocas passadas. Por isso, representa uma relevante fonte de pesquisa e um referencial cultural. Definidos tais pressupostos da presente pesquisa, de que o patrimônio cultural tem uma vocação expositiva e que tal vocação denota uma potência transformadora e uma diretriz para a criação artística, a investigação parte do estudo do projeto curatorial e artístico de inserir obras de arte em edificações de valor histórico-cultural, intervindo e se apropriando deste. Bem como, do encontro entre a memória e a expressão contemporânea, que leva à discussão de questões tipológicas; da intervenção em pré-existências; e do vínculo entre arquitetura e arte que emerge da densidade histórica inerente no bem cultural. A construção de uma nova perspectiva em relação aos objetos artísticos e aos artefatos arquitetônicos converge com as técnicas de restauro e com a reutilização de antigas estruturas. Tendo como critério primordial a investigação de artefatos culturais de valor declarado e consagrado e, dentro desse universo, a busca daqueles que têm vocação expositiva; ponderou-se a realização de estudo de uma única edificação simbólica, um caso ímpar arquitetônico, de restauro e de requalificação e uso. E dentro dele algumas obras que foram instaladas, permitindo atingir o propósito de demonstrar a vocação da edificação histórica como suporte expositivo. A pesquisa propõe o estudo da Capela do Morumbi, cujo percurso se inicia com sua descoberta em ruínas em uma antiga fazenda de chá e, apesar da ausência de conhecimento acerca de sua origem e função, com seu posterior restauro, é hoje tida como patrimônio cultural e arquitetônico paulistano, sendo utilizada para exposições de arte contemporânea a ela relacionadas. Propõe-se ainda o estudo de três obras de arte contemporânea de tipo site specific: ‘Taipa, Tijolo e Fantasia’, ‘Penélope’ e ‘Anekdota’. As quais melhor demonstram o uso e apropriação da edificação através da arte. Tais obras, que intervieram diretamente na edificação, não estão meramente no espaço, mas tornam o local um exemplar para o entendimento das temporalidades presentes, entre o antigo e o novo, e um definidor de diálogo entre a estrutura remanescente em taipa e uma ferramenta de restauração que lhe permite ser classificada como uma instalação.