FOTOLIVROS E SENTIDOS DA IMAGEM NA FOTOGRAFIA DE CLAUDIA ANDUJAR E GEORGE LOVE.

Mestrado em Artes Visuais
Orientando
Helio Carvalho Dapena
Orientador
Iara Lis Franco Schiavinatto
Data
Qua, 29 de maio de 2024 às 09:30hs
Local
Modo híbrido (à distância pelo link e presencialmente na Sala 20 Espaço Plasma/Unicamp)
Resumo

Essa pesquisa busca analisar o fotolivro “Amazônia”, publicado em 1978 pela editora Praxis, de autoria dos fotógrafos Claudia Andujar e George Love. Ela se divide em três partes, sendo na primeira apresentado os históricos pessoais e profissionais de ambos artistas, procurando entender o início de suas carreiras no campo da fotografia e as contribuições de ambos no campo editorial das revistas “ilustradas” brasileiras. A segunda parte analisa a edição especial sobre a Amazônia, publicada em 1971 da Revista Realidade: publicação chave para entender o contexto e de como as imagens que compõem “Amazônia” foram criadas. A terceira parte foca na análise do fotolivro “Amazônia”, buscando bordas de contato entre: o projeto gráfico do livro, a poética pretendida por seus autores, um estudo epistemológico de como Andujar e Love operaram seus aparatos fotográficos para criar as imagens de “Amazônia” e as relações destas imagens com a cosmogonia Yanomami.