DIVERSIDADE MUSICAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA DA UNICAMP: A RELAÇÃO ENTRE OS PERFIS DOS ALUNOS E OS MECANISMOS DE INGRESSO E PERMANÊNCIA

Mestrado em Música
Orientando
Francieli Fernanda Moreira
Orientador
Silvia Cordeiro Nassif
Data
Qui, 20 de abr de 2023 às 14:30hs
Local
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo principal analisar o perfil e percurso acadêmico dos alunos do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, através da análise das Provas de Habilidades Específicas do vestibular- compreendendo a função desse filtro e sua relação com o perfil dos ingressantes. Compreender quais são os conteúdos e habilidades musicais presentes nessa prova permitiu não apenas investigar sua função enquanto etapa para ingresso, mas, também, como fio condutor que influencia a entrada, permanência e prática docente dos alunos nos diversos âmbitos da área da educação musical. Embora o foco da pesquisa tenha sido a Unicamp, também estudamos, como extensão a essas análises, os perfis dos ingressantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN, que não adota mais a prova de habilidades específicas no processo de ingresso. O contraponto entre as universidades contribuiu para a investigação da função desse filtro e para a verificação sobre até que ponto uma mudança na forma de ingresso obriga a criação de mecanismos alternativos de permanência na universidade.

Além da análise das Provas de Habilidades Específicas, a pesquisa adotou como procedimentos metodológicos a análise dos projetos político-pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Música da Unicamp e UERN e questionários, aplicados via formulário Google, aos participantes de ambas as universidades. O trabalho se desenvolveu tomando como lentes para as análises de dados as teorias de Vigotski e Bourdieu, além de dialogar com autores da educação musical que desenvolveram estudos relacionados com o tema da pesquisa. As análises realizadas apontaram para uma forte consonância entre os conteúdos musicais presentes nas Provas de Habilidades Específicas e as disciplinas do curso; e para uma incompatibilidade entre as vivências de muitos alunos e os conteúdos musicais que estruturam o curso de Licenciatura em Música da Unicamp.