As Vozes do Samba Paulista: Análise musicológica das canções de Geraldo Filme (1980)

Mestrado em Música
Orientando
Luca D'Alessandro Ribeiro
Orientador
Marcos da Cunha Lopes Virmond
Data
Ter, 13 de dez de 2022 às 09:00hs
Local
Resumo

Geraldo Filme foi um artista e cantautor paulistano que soube se reinventar. Sua história foi traçada pelas andanças em ruas e bairros de São Paulo, seja na sua infância por trabalhar como entregador de marmitas para a pensão de sua mãe nas proximidades da Liberdade, seja em sua adolescência por transitar pelos cordões e escolas de samba como compositor nas periferias da cidade, a exemplo do parque do Peruche. Seja também, na fase adulta onde Geraldo adentrou no Teatro Popular Brasileiro e se conectou com Solano Trindade e Plínio Marcos.

Esse encontros favoreceram a elaboração da personagem que se tornaria uma das peças fundamentais para propagação do samba, da forma particular de acontecer o carnaval em São Paulo durante a década de 1980.Suas canções possuem uma vasta gama de temáticas que envolvem a sociedade, a cultura e política, sendo assim, canções complexas e ricas de informações musicológicas.

Este estudo é uma tentativa de olhar o meio sociocultural paulistano sob a lente presente nas canções de Geraldo Filme, para expor os fios conectivos dessa constelação que se inicia na música e, de forma recíproca, transpassa a vida de Geraldo e de seus ouvintes. Com isso, a partir da análise musicológica com apoio da semiótica da canção e com auxílio de outras lentes para aproximar o método linguístico da musicologia, irei destacar o cenário sociocultural apresentado nas composições de Geraldo Filme e refletir na sua forma de compor canções, usando como referência auditiva seu único álbum solo Geraldo Filme (1980) pela gravadora Eldorado.