Esta pesquisa de doutorado, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas, na linha de Poéticas Visuais, investiga os processos criativos na intersecção entre trabalho de campo e a prática de ateliê. O estudo estrutura-se em torno do conceito de "tempo-matéria", que explora a materialidade do tempo e a temporalidade da matéria, enfatizando os paradoxos dessa relação como processos de produção. A investigação tem como ponto de partida o exame da relação histórica entre fotografia e "realidade", analisando o uso desse meio nos campos documental e artístico. O projeto também se dedica à pesquisa de “suportes” — matéria que fundamenta o desenvolvimento de cada trabalho. Essa investigação é central para compreender como o desenvolvimento das pesquisas de materiais influenciam a conceituação e a forma das obras.
Por fim, a pesquisa culmina na exploração da conjunção entre imagem e palavra, com a integração do romance Neurastenia: Impressões do Nascer do Sol. Sua produção, que também transita entre expedições de campo e processos no ateliê, estabelece um diálogo com as obras visuais anteriormente mencionadas. O trabalho propõe uma reflexão sobre a criação artística como um fenômeno em contínuo paradoxo, que se desdobra entre espaços, materiais e linguagens, tensionando as noções de registro, ficção, matéria, tempo e memória.