Esta pesquisa de doutorado em poéticas visuais investiga a relação entre paisagem, memória e tempo, articulando questões oriundas da prática artística com base na xilogravura e uma produção textual. O estudo investiga a paisagem como elemento poético e mediador de memórias afetivas, explorando diálogos entre a espacialidade ocidental e oriental, especialmente as concepções espaciais e cromáticas presentes na arte chinesa e japonesa. A investigação entrelaça linguagens como fotografia, desenho, xilogravura e livros de artista, buscando compreender os processos de transposição da imagem, as relações entre presença e ausência e o papel do vazio na construção da visualidade. O gesto artístico emerge como instrumento de registro e reflexão, revelando a impressão manual como experiência temporal, afetiva e processual.
A metodologia, de caráter heurístico, fundamenta-se em experimentações poéticas e na análise de um caderno memorial contendo imagens ( desenhos e pinturas), registros e anotações processuais, além do diálogo com referenciais da história da arte, da neurociência, da fenomenologia, da geografia e da arte oriental, especialmente a pintura e a xilogravura. A pesquisa evidencia como a prática artística, permeada por experimentações técnicas e conceituais, amplia a percepção do espaço-tempo, propõe narrativas visuais não lineares e revela interações entre o pensamento gráfico ocidental e oriental, oferecendo uma perspectiva expandida sobre a criação poética no campo das artes visuais.