O presente trabalho tem como objetivo investigar o ferramental composicional das 14 obras para barítono de Almeida Prado e sua aplicabilidade na construção da performance. Para o desenvolvimento desse estudo, realizamos a análise integral dessas obras, bem como um levantamentos das principais estratégias e procedimentos composicionais empregados pelo compositor, buscando compreender de que modo podem subsidiar a prática interpretativa. No primeiro capítulo, apresentamos uma revisão bibliográfica dos principais estudos dedicados à obra vocal de Almeida Prado, revisando sua trajetória por meio de seu cancioneiro. Para a construção desse capítulo, tomamos como referência as duas edições dos catálogos de obras publicados pela Academia Brasileira de Música, bem como o acervo pessoal deste autor. No segundo capítulo, realizamos a análise das 14 obras e selecionamos os principais procedimentos de escrita de Almeida Prado. Nessa análise ressaltamos os materiais harmônicos e melódicos, as relações texto-música, os intervalos característicos, as formações de acordes, as formações e afinidades das linhas vocais e pianísticas, as construções das texturas e a forma. Por fim, no terceiro capítulo, a partir da prática do autor-intérprete, desenvolvemos um “diário de campo”, que registra o processo de estudo e performance das obras analisadas. Esse registro permitiu identificar e refletir sobre as principais ferramentas deste autor-intérprete, em sua abordagem e desenvolvimento da performance musical das obras.