PIANO EM GRUPO PARA EDUCADORES MUSICAIS: COMO DESENVOLVER AS HABILIDADES FUNCIONAIS AO PIANO
Juliana Campitelli de Morais
Adriana Do Nascimento Araujo Mendes
Sex, 20 de out de 2023 às 09:00hs
O objetivo desta pesquisa foi definir quais as habilidades musicais têm maior relevância para o educador musical e, a partir daí, levantar dados que demonstrem possíveis caminhos para desenvolvê-las em uma aula de piano em grupo. Para isso, foi feito primeiramente um levantamento bibliográfico para traçar um panorama histórico do estabelecimento das aulas de piano em grupo em diferentes níveis de ensino; seguiu-se a isso uma pequena apresentação de fatores que corroboram para o uso do piano ou teclado por educadores musicais. Nesse sentido, observou-se que diversas são as habilidades funcionais necessárias a um educador musical, como: ler uma partitura, “tirar” música de ouvido, executar padrões rítmicos, harmonizar uma melodia, desenvolver a percepção auditiva, transpor, tocar a partir de uma cifra, improvisar acompanhamentos e ler à primeira vista. No entanto, a necessidade de desenvolver uma habilidade ou outra está relacionado ao campo de atuação desse educador. Acrescenta-se à parte teórica encontrada na bibliografia, dados coletados com professores atuantes no ensino superior e que ministram aulas de piano ou teclado em grupo. Essas informações possibilitaram identificar diversos aspectos relacionados às aulas de piano em grupo, como: organização das turmas, aspectos avaliativos, habilidades musicais trabalhadas, atividades e materiais propostos aos alunos. Além disso, notou-se que as aulas de piano em grupo no contexto do ensino superior não têm, necessariamente, o mesmo objetivo. Podendo ter um enfoque maior no desenvolvimento de uma habilidade e menor em outras, a depender da formação do professor, quantidade de semestres em que o curso é oferecido e curso de origem dos alunos atendidos na disciplina.