Violino Solo no Brasil nos Séculos XX e XXI - uma Proposta de Repertório para os Cursos de Graduação em Violino para as Universidades Brasileiras

Doutorado em Música
Orientando
Alessandro Borgomanero
Orientador
Emerson Luiz De Biaggi
Data
Qui, 12 de dez de 2024 às 15:00hs
Local
Modo híbrido (à distância pelo link e presencialmente na Sala 41 Depto. Música/IA)
Resumo

Este trabalho de pesquisa traz uma proposta e uma sugestão de inserir obras de compositores brasileiros para violino solo na grade curricular dos cursos de graduação das universidades do Brasil.

Após pesquisa feita sobre o repertório brasileiro de obras para violino solo, foram escolhidas composições de linguagens distintas, que serão classificadas e divididas de acordo com seu nível de dificuldade técnica e artística. Tendo como objetivo apresentar a sugestão de que sejam incluídas nos programas de curso nas universidades brasileiras e utilizadas durante os 4 anos do curso de graduação em instrumento.

No decorrer desta tese, estas composições escolhidas, serão analisadas e detalhadas, quanto aos seus aspectos técnicos e musicais envolvidos na preparação de cada uma delas, e assim mostrar o benefício que o estudo desse repertório pode trazer para os alunos de graduação em violino.

Teremos um capítulo dedicado à análise dos programas dos cursos de graduação de diversas universidades brasileiras, para analisar a aplicação de obras de compositores brasileiros durante o curso de graduação.

Também será apresentado um questionário, enviado a vários professores de violino, para saber quais obras efetivamente são apresentadas aos alunos e em que momento do curso de graduação isso acontece.

Ao final deste trabalho serão apresentadas as partituras das obras escolhidas, com as minhas sugestões de dedilhado, arcadas e fraseado, além de uma proposta de como estudá-las e interpretá-las, e assim, poder facilitar o acesso a este material.