Violino Solo no Brasil nos Séculos XX e XXI - uma Proposta de Repertório para os Cursos de Graduação em Violino para as Universidades Brasileiras
Alessandro Borgomanero
Emerson Luiz De Biaggi
Qui, 12 de dez de 2024 às 15:00hs
Modo híbrido (à distância pelo link e presencialmente na Sala 41 Depto. Música/IA)
Este trabalho de pesquisa traz uma proposta e uma sugestão de inserir obras de compositores brasileiros para violino solo na grade curricular dos cursos de graduação das universidades do Brasil.
Após pesquisa feita sobre o repertório brasileiro de obras para violino solo, foram escolhidas composições de linguagens distintas, que serão classificadas e divididas de acordo com seu nível de dificuldade técnica e artística. Tendo como objetivo apresentar a sugestão de que sejam incluídas nos programas de curso nas universidades brasileiras e utilizadas durante os 4 anos do curso de graduação em instrumento.
No decorrer desta tese, estas composições escolhidas, serão analisadas e detalhadas, quanto aos seus aspectos técnicos e musicais envolvidos na preparação de cada uma delas, e assim mostrar o benefício que o estudo desse repertório pode trazer para os alunos de graduação em violino.
Teremos um capítulo dedicado à análise dos programas dos cursos de graduação de diversas universidades brasileiras, para analisar a aplicação de obras de compositores brasileiros durante o curso de graduação.
Também será apresentado um questionário, enviado a vários professores de violino, para saber quais obras efetivamente são apresentadas aos alunos e em que momento do curso de graduação isso acontece.
Ao final deste trabalho serão apresentadas as partituras das obras escolhidas, com as minhas sugestões de dedilhado, arcadas e fraseado, além de uma proposta de como estudá-las e interpretá-las, e assim, poder facilitar o acesso a este material.