PERFORMANCE MUSICAL EM CONJUNTO: ÊNFASE NA FORMAÇÃO PIANO TRIO NO PERÍODO DO SAMBA MODERNO (1950–1960)

Doutorado em Música
Orientando
Paula Faour de Oliveira Rocha
Orientador
Antonio Rafael Carvalho dos Santos
Data
Qua, 17 de dez de 2025 às 09:30hs
Local
Resumo

Esta pesquisa investigou a performance musical em conjunto, com ênfase nos trios de piano, contrabaixo e bateria – piano trio – surgidos no período do Samba Moderno, entre meados da década de 1950 e meados da década de 1960. A partir da escuta dos fonogramas registrados na discografia do período, foi selecionado o lendário conjunto Rio 65 Trio, constituído por Salvador Filho, Sérgio Barrozo e Edison Machado, para análises mais detalhadas de sete fonogramas presentes nos álbuns Rio 65 Trio (1965, Philips) e A Hora e Vez da M.P.M. (1966, Philips). Entende-se que, na música popular urbana brasileira, a performance está entrelaçada à composição e ao arranjo, e que os intérpretes estabelecem relações de interação e improvisação, imprimindo suas ideias coletivamente ao utilizarem parâmetros como técnicas interpretativas, procedimentos e recursos de arranjo, operando com a forma, a melodia, a harmonia e o ritmo de uma composição. Diante desse entrelace, para chegar ao foco central desta pesquisa – as relações de interação e improvisação na performance em conjunto –, foi necessário identificar e caracterizar tais parâmetros para, então, analisar suas incidências na performance em conjunto do piano trio. Nesse sentido, foram realizadas transcrições musicais das três partes do conjunto, notadas em partitura convencional, além da geração de espectros sonoros, com o objetivo de demonstrar as ocorrências e suas implicações nas relações interacionais na performance do Rio 65 Trio. Também foram experimentados, pela autora desta pesquisa, novos arranjos e performances com a formação piano trio, utilizando alguns parâmetros identificados nas análises, com a intenção de materializar algo abstrato, como a performance, e mostrar a influência do período nas práticas musicais da atualidade. Como resultado, reconhecendo que as práticas musicais do Rio 65 Trio pertencem a um contexto histórico que revela sentidos e significados de um período específico – neste caso, o Samba Moderno dos anos 1960 –, buscou-se recolocar a performance musical em conjunto como um potencial de análise sobre um período histórico e instigar novas pesquisas no campo da música popular.