CANÇÕES DE CÂMARA DE NEUSA FRANÇA: resgate da trajetória e da obra de uma compositora brasileira

Doutorado em Música
Orientando
Maria Luiza Mestrinho Sylvestre
Orientador
Paulo Mugayar Kuhl
Data
Qua, 25 de fev de 2026 às 13:30hs
Local
Sala 3 do PPG Música IA/Unicamp
Resumo

Esta tese tem por objeto de estudo as canções de câmara da compositora Neusa França (1920–2016), divulgando sua produção cancional e situando sua obra no contexto da música brasileira de concerto. O trabalho incluiu o levantamento da trajetória artística da compositora, reconstruída a partir de documentos, gravações, entrevistas e registros de imprensa. A dissertação de Franciss (2007), que discute o papel de França no contexto socio-artístico de Brasília, serviu como referência pontual nesse processo.

Embora relativamente reconhecida em Brasília como pianista, educadora musical e autora do Hino Oficial de Brasília, a obra vocal de Neusa França permaneceu inédita e pouco acessível. França desempenhou papel relevante na formação musical da capital federal, influenciando gerações de estudantes e músicos. Pianista de alto domínio técnico e artístico, educadora musical e chorona, desenvolveu uma escrita singular, marcada pela confluência dessas diferentes práticas. Apesar de sua relevância artística, sua obra teve pouca projeção nacional, tanto pelas desigualdades históricas enfrentadas por mulheres compositoras quanto pelo fato de sua carreira ter se desenvolvido em uma cidade jovem e ainda sem visibilidade artística nacional, ao longo do século XX.

Foram produzidas edições críticas dos manuscritos de suas canções, disponibilizando-as a cantores, estudantes e pesquisadores. Com base em fontes primárias – manuscritos originais e documentos pessoais –, este trabalho constitui o primeiro estudo sistemático de sua obra vocal. Foram consultados o acervo pessoal da compositora, sob curadoria do Instituto Piano Brasileiro (IPB), o Acervo de Partituras de Hermelindo Castelo Branco (APHeCaB) e o acervo pessoal desta pesquisadora.

Apresentam-se, ainda, análise técnica e considerações sobre 22 canções de câmara, que formam o corpus principal desta pesquisa. O estudo evidencia aspectos do seu estilo musical ligado à estética nacionalista, influenciado pelo choro e pela canção popular urbana brasileira do século XX.

As canções de câmara de Neusa França constituem um repertório expressivo e relevante que merece ser conhecido e estudado por músicos, cantores, estudantes e pesquisadores, tanto por seu valor artístico quanto por sua importância documental. Esta tese contribui para a preservação, o reconhecimento e valorização de sua obra, oferecendo subsídios para futuras pesquisas e para a incorporação de suas canções ao repertório brasileiro de música de concerto.