O uso da montagem no documentário pernambucano: um estudo sobre os filmes Pacific e Doméstica

Doutorado em Multimeios
Orientando
Gabriela Lopes Saldanha
Orientador
Francisco Elinaldo Teixeira
Data
Ter, 11 de abr de 2023 às 14:00hs
Local
Resumo

A pesquisa observa como a montagem foi reinterpretada, e suas consequências, com a passagem do sistema de edição analógico para o digital, com atenção para duas obras em especial, os documentários Pacific (2009), realizado por Marcelo Pedroso, e Doméstica (2012), realizado por Gabriel Mascaro. Para isso, é dado um panorama da filmografia dos cineastas pernambucanos, a fim de apontar suas influências e preferências plásticas e temáticas na definição de uma estilística. Após a análise fílmica que privilegia a decupagem por sequências, como metodologia de construção da narrativa, são localizadas cenas de interesse para a discussão que atravessa a teoria documentária, endereçada à termos como, dispositivo, ética, representação, filme de montagem, filme de arquivo e, por fim, encenação no documentário. De posse deste arranjo técnico, amparado pela herança estética da cultura videográfica, em que a imagem amadora adquire status de obra, libertando assim o cinema para indefinição de um domínio ou, à chegada ao espaço do híbrido, localiza-se o debate sobre a influência do ensaio na montagem documentária contemporânea virtualizada. Com isso, identifica-se que a montagem oriunda da edição não linear se transforma em uma ativadora de corpos, garantindo um sentido mimético aos arquivos de terceiros. Logo, acaba por oferecer um desafio ao audiovisual do século XXI quando se pensa na chave entre edição e reciclagem.