EDIÇÃO CRÍTICA DE DEZ PEÇAS PARA CORO MISTO A CAPELLA COM TEXTOS DE ORIGEM CRISTÃ DO COMPOSITOR CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA

Mestrado em Música
Orientando
Daniel Luiz de Souza Santos
Orientador
Angelo Jose Fernandes
Data
Sex, 29 de ago de 2025 às 14:00hs
Local
Resumo

A presente dissertação de mestrado teve como objetivo o estudo aprofundado de dez obras para coro misto a cappella com textos de origem cristã, compostas pelo maestro mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. A pesquisa envolveu a digitalização, construção da edição fac-símile e da edição crítica dessas obras, visando preservar os manuscritos originais e oferecer um material editorial acessível e funcional para intérpretes e pesquisadores. As fontes utilizadas para a realização de nossas edições foram cedidas pelo Instituto Cultural Carlos Alberto Pinto Fonseca – ICAPF. No primeiro momento, foram elaboradas edições fac-símiles seguindo metodologia rigorosa, que permitiram a preservação dos documentos originais e facilitaram o acesso à obra do compositor. Em seguida, desenvolveu-se a edição crítica, com foco na fidelidade ao manuscrito, além da adequação prática para a performance, considerando aspectos como layout, viradas de página e legibilidade. A análise musical buscou identificar características individuais das obras, destacando facilidades e dificuldades para os intérpretes, com atenção especial às demandas técnicas e interpretativas presentes. Essa abordagem visa fornecer subsídios para uma preparação musical mais consciente e detalhada por parte de regentes e cantores. A pesquisa também abordou a origem e a natureza dos textos utilizados, que, embora ligados em parte à tradição cristã, incluem textos de autoria do compositor e adaptações de outras fontes, como os hinos extraídos do livro Cantam Essênios no Deserto Vivo. Verificou-se que, das dez obras estudadas, apenas duas foram estreadas em vida pelo compositor, enquanto as demais permanecem inéditas quanto à performance pública.