EDIÇÃO CRÍTICA DE DEZ PEÇAS PARA CORO MISTO A CAPELLA COM TEXTOS DE ORIGEM CRISTÃ DO COMPOSITOR CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA
Daniel Luiz de Souza Santos
Angelo Jose Fernandes
Sex, 29 de ago de 2025 às 14:00hs
A presente dissertação de mestrado teve como objetivo o estudo aprofundado de dez obras para coro misto a cappella com textos de origem cristã, compostas pelo maestro mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca. A pesquisa envolveu a digitalização, construção da edição fac-símile e da edição crítica dessas obras, visando preservar os manuscritos originais e oferecer um material editorial acessível e funcional para intérpretes e pesquisadores. As fontes utilizadas para a realização de nossas edições foram cedidas pelo Instituto Cultural Carlos Alberto Pinto Fonseca – ICAPF. No primeiro momento, foram elaboradas edições fac-símiles seguindo metodologia rigorosa, que permitiram a preservação dos documentos originais e facilitaram o acesso à obra do compositor. Em seguida, desenvolveu-se a edição crítica, com foco na fidelidade ao manuscrito, além da adequação prática para a performance, considerando aspectos como layout, viradas de página e legibilidade. A análise musical buscou identificar características individuais das obras, destacando facilidades e dificuldades para os intérpretes, com atenção especial às demandas técnicas e interpretativas presentes. Essa abordagem visa fornecer subsídios para uma preparação musical mais consciente e detalhada por parte de regentes e cantores. A pesquisa também abordou a origem e a natureza dos textos utilizados, que, embora ligados em parte à tradição cristã, incluem textos de autoria do compositor e adaptações de outras fontes, como os hinos extraídos do livro Cantam Essênios no Deserto Vivo. Verificou-se que, das dez obras estudadas, apenas duas foram estreadas em vida pelo compositor, enquanto as demais permanecem inéditas quanto à performance pública.