INOVAÇÃO E INCLUSÃO DAS TÉCNICAS ESTENDIDAS NO TROMPETE: RELATO HISTÓRICO E O ENSINO DESSAS PRÁTICAS NOS NÍVEIS INICIANTE, INTERMEDIARIO E AVANÇADO.

Doutorado em Música
Orientando
Adenilson Roberto Telles
Orientador
Paulo Adriano Ronqui
Data
Ter, 25 de nov de 2025 às 14:00hs
Local
Modo híbrido (à distância pelo link e presencialmente na Sala 01 da CPG/IA)
Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a trajetória histórica das técnicas estendidas aplicadas ao trompete, bem como uma verificação de sua presença e sugestão de inclusão no ensino de diferentes níveis formativos – iniciante, intermediário e avançado. O objetivo central consiste em identificar em que momentos tais técnicas podem e/ou devem ser incorporadas ao processo pedagógico. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico que contemplou a evolução do trompete e de suas práticas técnicas ao longo do tempo. Na sequência, investigou-se o ensino das técnicas estendidas entre professores e estudantes vinculados a universidades e escolas de música de relevância no Brasil. Além disso, foram apresentadas doze técnicas estendidas, acompanhadas de exercícios elaborados em diferentes graus de complexidade, os quais foram aplicados em aulas teóricas e práticas junto a alunos de um curso de graduação em trompete e de um curso livre de música. Os resultados obtidos possibilitaram a formulação de considerações específicas para cada nível de ensino, permitindo compreender de forma mais aprofundada as competências necessárias para a aplicação das técnicas estendidas, bem como os fatores que podem favorecer ou limitar seu aprendizado em distintos estágios da formação musical.