ENSINO DE VIOLÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
Gabriel de Araújo Kröger
Vilson Zattera
Sex, 11 de jul de 2025 às 14:00hs
Sala 03 da CPG
Esta pesquisa trata do ensino de violão para pessoas com deficiência visual, com ênfase na utilização de recursos de Tecnologia Assistiva (TA) para abrir novas possibilidades a esse processo. O objetivo geral é pesquisar ferramentas tecnológicas que possam auxiliar no processo de ensino-aprendizagem do violão, tendo como público-alvo pessoas com deficiência visual. Os objetivos específicos são: a) selecionar e aplicar as ferramentas pesquisadas em um contexto de ensino de violão para esse público; e b) sugerir propostas sobre como utilizar as ferramentas escolhidas. A pesquisa é qualitativa, do tipo pesquisa-ação prática, e a metodologia envolve pesquisa bibliográfica, entrevistas baseadas em um questionário semiestruturado, observação participante e coleta de feedbacks. Os dados foram analisados por meio de uma combinação das heurísticas de Nielsen (1994a, 1994b) com critérios técnico-musicais elaborados pelo pesquisador. Os resultados indicam que a tecnologia pode contribuir para o ensino de violão para esse público e que deve ser empregada estrategicamente para ser efetiva. Apontam-se ainda barreiras a serem superadas por essas pessoas no manuseio da tecnologia, bem como implementos necessários na acessibilidade de DAW e outros recursos. Finalmente, sugerem-se aspectos a serem investigados em novas pesquisas para o desenvolvimento musical de pessoas com deficiência visual e sua inclusão na sociedade.