CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE DA SUÍTE BRASILEIRA Nº 4 DE SÉRGIO ASSAD E SEU PROCESSO NA CONSTRUÇÃO DE UMA PERFORMANCE
Jessica Messias dos Santos
Tadeu Moraes Taffarello
Qui, 21 de ago de 2025 às 10:00hs
O presente trabalho investiga a Suíte Brasileira Nº4 de Sérgio Assad através de uma análise estrutural e idiomática e também busca relações com os ritmos tradicionais os quais dão nome aos movimentos da suíte: "Cateretê", "Jongo", "Toada” e "Batuque". Os objetivos da pesquisa consistem em: (i) levantar dados bibliográficos de Sérgio Assad, contextualizando sobretudo a escrita do autor para o instrumento violão; (ii) contextualizar a Suíte Brasileira Nº 4 dentro do repertório brasileiro de suítes para violão; (iii) investigar a história e a construção dos ritmos contemplados nos movimentos da Suíte Brasileira Nº 4, visando situar suas origens e inserções na cultura brasileira; (iv) analisar a estrutura e os idiomatismos presentes na Suíte Brasileiras Nº 4, a fim de promover a construção de uma performance. Para isso, foi necessário utilizar os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: (i) contextualização dos ritmos cateretê, jongo, toada e batuque através de suas tradições na música popular; (ii) idiomatismos presentes no violão, com base nas dissertações de Thiago Kreutz (2014) A música para violão solo de Edino Krieger: um estudo do Idiomatismo Técnico-Instrumental e processos composicionais e de Fabio Scarduelli (2007) A Obra para violão solo de Almeida Prado; e (iii) definições para a análise estrutural, com base no livro de Carlos Almada (2006), A estrutura do choro. Ao final, foi possível confirmar que o compositor trouxe elementos e características dos ritmos tradicionais a qual os movimentos são relacionados de uma forma idiomática, dialogando sempre com o que funciona para o instrumento violão. Também foi possível afirmar que Assad trouxe novidades técnicas e interpretativas que não foram exploradas dentro do repertório de suítes brasileiras para violão, em comparação com as suítes apresentadas também neste presente trabalho.