Pianismo expandido: implicações de performance em obras selecionadas do século XX a atualidade.
Mateus Santin Mendes
Alexandre Zamith Almeida
Seg, 18 de ago de 2025 às 13:30hs
A partir dos desdobramentos de performances pianísticas de obras contemporâneas, este trabalho propõe a investigação da própria prática em torno de seus processos com vistas à construção da performance de obras portadoras de poéticas contemporâneas conciliadas ao emprego de técnicas estendidas. Foram selecionadas peças para piano de diferentes compositores e diferentes períodos cronológicos, portadoras de diferentes poéticas musicais. Por meio de interseções práticas e teóricas como as das metodologias de Pesquisa Artística, Pesquisa guiada pela Prática e Pesquisa-Ação, este projeto se desenvolveu em torno do estudo, análise e preparo de estudos de caso, cada qual com suas idiossincrasias, a fim de desvelar dimensões da construção da performance musical as quais só podem ser evidenciadas pela dimensão sensível do intérprete, assumindo-se o intérprete enquanto sujeito e objeto da própria pesquisa. Para além da eleição de obras representativas de recortes da música contemporânea para piano, também foi encomendada uma peça para piano e live-electronics, com vistas a englobar um procedimento de colaboração intérprete-compositor e suprir uma demanda por uma obra com tais especificidades poéticas. Por fim, este projeto também contempla uma pequena seleção de estudos de caso sobre improvisação contemporânea no âmbito do piano solo, com vistas a iluminar mecanismos pelos quais as técnicas estendidas se articulam a poéticas de improvisação. Por fim, espera-se que este trabalho se faça importante ao evidenciar alguns pontos chave dessas obras e processos musicais, podendo ser transpostos para criações com demandas próximas, e estimular insights ao leitor interessado, por meio do compartilhamento do lastro teórico-reflexivo e da experiência aqui propostos enquanto intérprete e sujeito deste trabalho.