A MÚSICA DE RICARDO SILVEIRA EM GÊNEROS POPULARES DA MÚSICA BRASILEIRA: IJEXÁ, CHORO E SAMBA
Victor Hugo Alves da Silva
Hermilson Garcia Do Nascimento
Sex, 29 de ago de 2025 às 10:00hs
Esta pesquisa analisa composições do guitarrista brasileiro Ricardo Silveira, com foco em como o músico articula gêneros populares brasileiros – ijexá, choro e samba –, ao mesmo tempo em que dialoga com gêneros estrangeiros, como jazz, blues, rock e fusion. O objetivo perseguido neste trabalho consiste em identificar e compreender os procedimentos utilizados por Ricardo Silveira para expressar uma musicalidade de viés cosmopolita, visando levantar dados que possam contribuir para os estudos da performance em contextos semelhantes. Dessa forma, são analisadas três composições de Silveira: Afoxé (Bahia Drive), Rabo de Foguete (Rocket’s Tail) e Backlash. Cada uma delas representa, respectivamente, os gêneros brasileiros ijexá, choro e samba. Em grande parte do trabalho, foi usada a ferramenta metodológica para análise da música popular do musicólogo e educador britânico Philip Tagg (2003), além do conceito de fricção de musicalidades, desenvolvido pelo pesquisador Acácio Piedade (2003). Além disso, diversos outros autores foram trazidos para fundamentar as análises presentes neste trabalho, visto que cada gênero identificado nas composições exigiu abordagens distintas. Dessa forma, também foram utilizados Carlos Almada em “A estrutura do choro” (2006) e “Harmonia Funcional” (2009), Carlos Sandroni em “Feitiço Decente” (2001), além de artigos, dissertações e teses. Como resultado, identificou-se que Silveira recorre, principalmente, às características rítmicas dos gêneros brasileiros, enquanto traz a linguagem dos gêneros estrangeiros nas estruturas harmônicas e nas escolhas de timbres. Por sua vez, nota-se certa parcialidade nas características melódicas, a depender da composição. Nesse sentido, encontraram-se características melódicas próximas de uma tradicionalidade no choro e no samba, enquanto no ijexá percebe-se elementos de gêneros estrangeiros, como o jazz e blues.