O PLANEJAMENTO EM MÚSICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MÚSICA QUE ATUAM NA PREFEITURA DE COSMÓPOLIS/SP

Mestrado em Música
Orientando
Thalita Samara Pôrto de Oliveira
Orientador
Adriana Do Nascimento Araujo Mendes
Data
Sex, 08 de ago de 2025 às 13:30hs
Local
Resumo

A presente pesquisa configura-se como um estudo de caso realizado com professores de música que atuam na rede municipal de Cosmópolis/SP, abordando o planejamento em música para a Educação Infantil à luz das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo geral foi compreender como professores de música têm planejado atividades para suas aulas na Educação Infantil com base nos campos de experiências da BNCC e seus respectivos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) descrever o que vem sendo apontado acerca dos campos de experiências da BNCC em pesquisas no Brasil que tratam da música na Educação Infantil; b) entender qual é a familiaridade dos professores de música de um município de São Paulo com a BNCC; c) identificar como esses professores elencam os objetivos de aprendizagem dos campos de experiências da BNCC em seus planejamentos; d) descrever as principais abordagens de aprendizagem musical utilizadas por professores de música em seus planejamentos para a Educação Infantil. Adotou-se uma metodologia de cunho qualitativo, utilizando como técnica de investigação o estudo de caso. Para a coleta de dados, aplicou-se um formulário estruturado via Google Forms direcionado aos professores de música, além de entrevistas semiestruturadas com quatro docentes atuantes na Educação Infantil e com o coordenador da área de música da rede. Os dados foram categorizados e analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Como resultados, observou-se que a maioria dos professores possui uma familiaridade geral com os princípios da BNCC; que o planejamento ocorre de forma flexível, levando em conta as especificidades da rede; que há elementos dos campos de experiências sendo aplicados nos planejamentos, conforme relatado pelos profissionais; e que os docentes não recorrem a uma única abordagem de educação musical, mas utilizam elementos de diversos educadores internalizados ao longo de sua trajetória.