CINEMA E ESPIRITUALIDADE: REVISITANDO O ESTILO TRANSCENDENTAL NO CINEMA Um Estudo das Relações entre o Cinema e o Sagrado

Mestrado em Multimeios
Orientando
Ana Luisa Mariquito Reis
Orientador
Marcio Barreto
Data
Seg, 21 de jul de 2025 às 14:00hs
Local
Sala de Defesa IA / PPGMM
Resumo

O Estilo Transcendental no Cinema é uma teoria estética proposta pelo roteirista estadunidense Paul Schrader como forma de analisar as expressões do sagrado dentro do campo cinematográfico. Contudo, os estudos sobre a espiritualidade no cinema compõem uma grande trama tecida por múltiplas relações sociais, culturais e estilísticas, sendo o estilo transcendental parte desta tradição conceitual que busca estudar as relações entre as religiões e os cinemas. Esta pesquisa propõe um olhar abrangente sobre o campo do filme religioso, tratando suas diferenças como aspectos complementares que expandem a compreensão do sagrado no cinema. Assim, é preciso compreender os mecanismos de identificação, percepção e criação visual e sonora ligados aos regimes de imagens, para investigar como distintos filmes religiosos se apropriam dessas construções discursivas. Para alcançar esse objetivo, a dissertação realiza uma extensa revisão bibliográfica de autores vinculados tanto ao campo cinematográfico quanto ao religioso, além daqueles que articulam conexões entre os dois domínios. Além disso, é proposta a realização de análises fílmicas de cineastas recorrentemente citados pelos teóricos estudados durante a pesquisa para estabelecer diferenças e similaridades estilísticas entre as categorias de filmes religiosos. A pesquisa busca identificar não só a presença de símbolos, hábitos e personagens que reforcem temáticas religiosas, mas principalmente as escolhas estéticas utilizadas a partir da linguagem cinematográfica como forma de expressar o transcendente e intensificar a percepção espiritual da obra. Os esforços analíticos se concentram no diretor francês Robert Bresson e no russo Andrei Tarkóvski, contemplando sua importância para o desenvolvimento e expansão das noções acerca do estilo transcendental no cinema. Examinar como se constrói visual e sonoramente a presença do sagrado nas obras cinematográficas transcendentais conduz a uma percepção da espiritualidade como um agente descentralizador de sentidos estéticos no filme, capaz de sugerir novos caminhos de aproximação entre o cinema e a religião.