Matteo Bonfitto Júnior

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Departamento de Artes Cênicas

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Matteo Bonfitto é Ator-Performer, Diretor Teatral, Prof. Titular do Depto de Artes Cênicas - IA - Unicamp, Coordenador do LabACT - Laboratório de Atuação e Saberes da Prática (DAC Unicamp) e Pesquisador PQ2 do CNPq. Cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo e a graduação no DAMS - Departamento de Arte, Música e Espetáculo - Università degli Studi di Bologna - Itália, obtendo nota máxima (110 e lode). É Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Doutor (PhD) pela Royal Holloway University of London - Inglaterra. Além do trabalho artístico apresentado no Brasil e no exterior, tem uma experiência consistente na área de Artes, sobretudo no que diz respeito aos processos de atuação do ator-performer. Publicou inúmeros artigos em diversas línguas sobre esse tema, bem como os livros "O Ator Compositor" (Perspectiva, 2002), "A Cinética do Invisível" (Perspectiva, 2009) - publicado também em inglês "The Kinetics of the Invisible" (Peter Lang, 2016) - e "Entre o Ator e o Performer" (Perspectiva, 2013). É membro da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, do IFTR - International Federation for Theatre Research, do PSi - Performance Studies International e atualmente também do Corpo Editorial (Guest Editor) da Revista Performance and Mindfulness da University of Huddersfield, Inglaterra. Atuou como Visiting Scholar junto ao The Graduate Center - CUNY, New York City; Freie Universität Berlin e Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Desenvolveu pesquisas também junto ao Istituto Nazionale Di Studi Sul Rinascimento (INSR), em Firenze, Italia. Parecerista ad-hoc da Capes, do CNPq e da Fapesp, é lider do Grupo de Pesquisa do CNPq "Os Processos Criativos nas Artes da Cena e os Saberes da Prática". É Diretor Artístico do Núcleo Performa (www.performateatro.org), com o qual apresentou espetáculos e performances, além do Brasil, no Chile, França, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Itália, China, Portugal, Estados Unidos, Colômbia e Cuba. Foi contemplado com o "Prêmio Zeferino Vaz" de Reconhecimento Acadêmico, e em âmbito artístico, além da premiação de "Em Lugar Algum", direção de Beth Lopes, no Physical Theatre Festival do British Council, foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Ator com "Fim de Partida", de Samuel Beckett, direção de Yoshi Oida. Além disso, duas indicações e um Prêmio APCA foram atribuídos a "SCinestesia", cuja dramaturgia cênica foi criada em parceria com a Cia de Danças de Diadema.