Grupo transdisciplinar dedicado a estudos do som e processos criativos nos domínios da arte, comunicação, ciência e tecnologia. O âmbito de abordagem abrange diversos aspectos relativos ao som como: música, comunicação social, estética, cognição, criação e produção artística, indústria criativa, meio ambiente, ecologia, acústica, psicoacústica, psicofisiologia, saúde, educação, documentação e tecnologia da informação. Em processos criativos são abordadas idealização, concepção e construção de obras artísticas, análise musical, narrativas sonoras em contexto multimeios, criação artística assistida por meios tecnológicos, recursos criativos em arte e comunicação, sendo o interesse central do grupo, mas não exclusivo, os processos criativos relacionados às artes sonoras.
Participam do Grupo pesquisadores da Unicamp e de outras instituições do Brasil apresentando resultados de pesquisas, projetos criativos, trabalhos em andamento em seminários e discussões abordando problemas e desafios da área. Com sua atuação, o grupo busca fomentar a produção científica, o desenvolvimento tecnológico e a criação em arte e comunicação.
Os trabalhos do grupo têm sido abertos à participação de estudantes interessados nas temáticas abordadas.
Agenda 2025
Em 2025 o GESom se dedica ao tema Conrado Silva e a Música Nova no Brasil
CONRADO SILVA
Compositor, pesquisador e pedagogo uruguaio radicado no Brasil, Conrado Silva (1934–2014) foi uma figura central na música contemporânea brasileira e latino-americana. Destacou-se como pioneiro da música eletroacústica no Brasil, criando obras de referência nesse campo e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento de estúdios de música eletrônica no país. Foi um dos primeiros a atuar na acústica arquitetônica brasileira, realizando projetos e pesquisas sobre a relação entre espaço e som. Em São Paulo, integrou o Núcleo Música Nova, ao lado de Gilberto Mendes, colaborando na difusão da música de vanguarda. Defensor de práticas pedagógicas inovadoras, concebeu e implementou Oficinas de Música, promovendo um ensino musical construtivo e experimental, que influenciou gerações de compositores e intérpretes. Foi também organizador dos Cursos Latino-Americanos de Música Contemporânea, encontros de grande relevância na circulação das estéticas contemporâneas, realizados com nomes como Coriun Aharonian, Graciela Paraskevaídis e José Maria Neves. Em 2014, foi constituído o Fundo Conrado Silva, no CDMC/CIDDIC/Unicamp, reunindo um vasto acervo compreendendo livros, partituras, CDs, discos de vinil, periódicos, folhetos, fitas de rolo, fitas cassete, fitas DAT, Mini Discs, projetos acústico-arquitetônicos, contratos, fotos e diversos outros documentos que preservam sua trajetória e legado. Sua obra e atuação contribuíram de maneira decisiva para o fortalecimento da criação musical de vanguarda na América Latina, consolidando pontes entre produção artística, pesquisa acústica e formação de músicos.
O grupo se reúne no IdEA – Instituto de Estudos Avançados da Unicamp
Avenida Oswaldo Cruz, 301, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas, SP. CEP 13083-876. Os encontros são presenciais com possibilidade de participação remota.
Participantes 2025-2026