Projeto: BAGATELA

Projeto de televisão de alunos da Midialogia que mistura as linguagens de poesia e televisão, orientado pelo professor Gilberto Alexandre Sobrinho. Dele participam as alunas: Lígia Villaron, Midialogia; Sinuhe LP, Midialogia e Barbara Massuela, Artes Visuais.

A filmagem ocorre no LIS Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes num equipamento chamado de mesa de animação, equipamento ainda em fase de recuperação, mas que serve bem ao propósito do projeto das alunas. Em termos românticos, este equipamento teve seu auge de utilização na década de oitenta, onde todos os estúdios de animação de São Paulo e do Brasil almejavam tê-lo em seus estúdios. Todos os programas de animação que temos hoje em dia são baseados nos movimentos mecânicos que o equipamento permitia. Possibilitava, vários níveis de filmagem (leyers), movimentos de treveling norte-sul, leste-oeste, movimento giratório (quase a 360 graus) e ainda o famoso zoom-in e zoom-out, além dos recursos que a câmera filmadora de película possibilitava.

Utilizá-lo de forma mecânica como está instalado, obviamente com as adaptações digitais possíveis, é sobretudo, resgatar a essência da animação no tocante à filmagem, pois além disso, todo processo digital necessita de uma compreensão mecânica para efetivar-se. A recuperação está a cargo de Felipe Garcia da FEEC.
 
Wilson Lazaretti.

%d blogueiros gostam disto: