Aluna de Artes Visuais participará de intercâmbio artístico com Odd Nerdrum

Mariana Perissinotto, aluna de Artes Visuais no Instituto de Artes, foi uma das selecionadas para participar de intercâmbio com o pintor norueguês Odd Nerdrum, considerado um dos principais artistas figurativistas vivos e fundador do Movimento Kitsch no fim da década de 1990 (à época, Nerdrum pregava uma nova interpretação ao termo kitsch, enquanto analisava de maneira crítica a arte contemporânea).

Este será o primeiro intercâmbio artístico de Mariana, que já havia realizado estudos com o pintor Bruno Passos, primeiro brasileiro a participar do programa oferecido por Nerdrum – o norueguês mantém um projeto permanente de desenvolvimento de artistas há cerca de 40 anos, no qual são discutidas desde técnicas de pintura até questões filosóficas.

“Eu mandei a minha inscrição no fim do ano passado. Eles pedem fotos das nossas obras e a resposta veio agora, em meados de março”, conta ela. No projeto, os estudantes selecionados não integram um calendário formal de aulas. “Basicamente, participamos da rotina de trabalho dele (Nerdrum) por dois a três meses. Ele recebe artistas do mundo inteiro e normalmente são grupos menores, que participam de encontros diários”, afirma.

Nos estudos, Mariana afirma que pretende explorar o arsenal técnico de Nerdrum. “Ele tem um conhecimento muito profundo de técnicas clássicas. Um dos meus objetivos é aprender um pouco mais de pintura a óleo. E também composição, porque ele trabalha com telas de grandes tamanhos com composições bem complexas e várias figuras. Acho que ele é um dos poucos artistas que ainda faz um trabalho assim hoje em dia”, afirma.