Texto enviado pelos organizadores
Nós, seres humanos, muitas vezes nos esquecemos da nossa condição enquanto matéria. E o quão fácil é que essa condição seja retirada do seu estado habitual, algo que representa um medo instintivo escrito nos códigos genéticos de todos nós. Então, qualquer obra artística que aborde essa condição será eternamente eficaz em seus objetivos, pois suas preocupações são universais.
Pensando nisso e em como trazer um tipo de obra que converse com audiências contemporâneas, o Cineclube 1011 apresenta uma mostra de cinema cujo centro é um subgênero que denuncia, sem timidez, as leis naturais e artificiais que governam nossos status quo. O body horror, ou horror corporal.
A palavra “carnívoro” tem origem grega e significa “aquele que se alimenta de carne”, ou o agrupamento deste indivíduo com seus semelhantes. Unido ao sufixo “-ria”, aplicado em substantivos de qualidade, condição, característica, modo de ser ou estado, cria-se a Carnivoria. Essa é a condição dos amantes de horror, em que nos fascinamos pelo consumo repulsivo de vísceras imateriais, carnes que, projetadas, parecem-se muito com as nossas.
A Mostra Carnivoria acontece de 2 a 30 de outubro na Unicamp, organizada pelo Cineclube 1011, com apoio institucional da ProEEC, DCult, Instituto de Artes e Extensão, Espaço Cultural Casa do Lago, Sistema de Bibliotecas da Unicamp e BIBCOM, e em parceria com Versátil Home Video e Ideia Cultural.
Apresentamos esta mostra dividida em duas partes: a primeira parte será de 2 a 18 de outubro (a programação pode ser vista logo abaixo), e a segunda parte, até o dia 30, será divulgada em breve em nossas redes sociais e canais de comunicação.
Faço a você um convite especial para se alimentar e se saciar com este cinema. Para sentir medo, repulsa e incompreensão, mas maravilhando-se por ter esta capacidade.
No Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes
Endereço: R. Sérgio Buarque de Holanda, 421Entrada pela parte de trás da Biblioteca (em frente ao estacionamento)
Sessão dupla:
“A Reencarnação do Sexo” (de Luiz Castellini)
Brasil | 1982 | 84 min | 18 anos
“Parceiros da Noite” (de William Friedkin)
EUA | 1980 | 102 min | 18 anos
Sessão com pipoca.
Na Sala de Cinema da Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011
“Mar Negro” (de Rodrigo Aragão)
Brasil | 2013 | 105 min | 16 anos
Curta-metragem de abertura:
“Amor Só de Mãe” (de Dennison Ramalho)
Brasil | 2003 | 21 min | 18 anos
Com a presença do convidado Rodrigo Aragão.
No Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes
Endereço: R. Sérgio Buarque de Holanda, 421Entrada pela parte de trás da Biblioteca (em frente ao estacionamento)
“Possessão” (de Andrzej Zulawski)
França, Alemanha | 1981 | 124 min | 18 anos
Curta-metragem de abertura:
“A Mão Que Afaga” (de Gabriela Amaral Almeida)
Brasil | 2012 | 20 min | 12 anos
Sessão com roda de debate e pipoca.
Na Sala Multiuso da Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011
Sessão dupla:
"Vampiros de Almas” (de Don Siegel)
EUA | 1956 | 80 min | 14 anos
“O Segundo Rosto” (de John Frankenheimer)
EUA | 1966 | 107 min | 14 anos
Sessão com roda de debate.
Na Sala Multiuso da Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011
Especial Lynch:
“Eraserhead” (de David Lynch)
EUA | 1977 | 90 min | 18 anos
Curtas-metragem de abertura:
“The Grandmother” (de David Lynch)
EUA | 1970 | 34 min | A14
Sessão com roda de debate.
No Auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes
Endereço: R. Sérgio Buarque de Holanda, 421Entrada pela parte de trás da Biblioteca (em frente ao estacionamento)
“Carrie, A Estranha” (de Brian de Palma)
EUA | 1976 | 98 min | 16 anos
Curta-metragem de abertura:
“Carne” (de Camila Kater)
Brasil | 2019 | 12 min | 14 anos
Sessão com roda de debate e pipoca.
Na Sala Multiuso da Casa do Lago
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1011
“Tetsuo, o Homem de Ferro” (de Shinya Tsukamoto)
Japão | 1989 | 67 min | 18 anos
Curta-metragem de abertura:
“Il Caso Valdemar” (de Gianni Hoepli e Ubaldo Magnaghi)
Itália | 1936 | 11 min | A14
Sessão com roda de debate.