No dia 17 de setembro, como mais uma atividade da disciplina “Efeitos da Ansiedade na Performance Musical”, o IA recebe o Prof. Dr. Abel Moraes, que abordará estratégias didáticas, promotoras do estado de fluxo, que podem ser utilizadas no enfrentamento da ansiedade sentida por musicistas na prática de performance. Ele apresentará os resultados de uma pesquisa de doutorado que mostraram que estudantes de música com níveis moderados e altos de Ansiedade de Performance Musical foram os mais beneficiados pelas estratégias.
A aula é aberta ao público, mas alunos não matriculados na turma devem se inscrever no formulário para receber certificado (https://forms.gle/3SrChiQpftstpEsA8).
Estado de Fluxo
O estado de fluxo, estado mental de imersão total e foco em uma atividade, tem sido investigado como forma de enfrentamento da ansiedade em músicos, além de promover motivação, engajamento e autodescoberta. A pesquisa sobre o assunto mostrou ser possível a indução de estados de fluxo em aulas e workshops de performance musical com alunos instrumentistas de cursos de graduação em música e revelou impacto positivo em indivíduos ansiosos.
Prof. Dr. Abel Moraes
Abel Moraes é Bacharel em música/violoncelo (1990), Mestre pela Thames Valley University de Londres (1996) e Doutor em Educação Musical (2019) pela Escola de Música da UFMG. Foi violoncelista profissional por 20 anos como membro de orquestra e camerista, tendo se apresentado pelo Brasil e no exterior (EUA e UK). Há 30 anos é professor universitário, lecionando violoncelo e performance musical, inicialmente na Escola de Música da UEMG e, desde 2006, na UFSJ, em São João del-Rei. Atua como professor e palestrante regularmente convidado em festivais, encontros e seminários em universidades de vários estados brasileiros.
*Atividade da disciplina “Efeitos da Ansiedade na Performance Musical”.
*Ministrada por: Prof. Dr. Emerson Luiz de Biaggi.
*Participação pelo Programa Estágio Docente: Rafael Ponce