Convênio disponibiliza acervo do IAC-SP para pesquisadores de pós-graduação em Artes Visuais

No palco, Patrícia Wagner (à esq.) e Marilucia Bottalo (à dir.) apresentam o IAC-SP aos pesquisadores e docentes

A Aula Aberta do IAC-SP, ocorrida na sexta-feira (12/4), no Auditório do IA, foi a primeira atividade realizada no Instituto organizada por meio do convênio entre o IAC-SP e o IA, assinado em 2023. O evento contou com a presença das integrantes da diretoria técnica do IAC-SP, Marilucia Bottallo e Patrícia Wagner, que apresentaram a entidade aos alunos de graduação e pós-graduação e aos docentes dos programas de pós-graduação do IA.

O Instituto de Arte Contemporânea visa preservar e disponibilizar sua coleção de documentos relacionados à trajetória e à obra de artistas visuais brasileiros. Com mais de 80 mil itens, o acervo é composto de estudos, cadernos de anotações, projetos, protótipos, fotografias, fotogramas, cartas, documentos pessoais e materiais gráficos, entre outros formatos. O conteúdo conta com informações sobre o processo de criação, a vida dos artistas e suas relações com os movimentos artísticos em diferentes períodos.

Atividades previstas

Antes de receber o primeiro evento público no IA, em fevereiro, a Prof.ª Dr.ª Sylvia Furegatti (executora plano de trabalho) e os Profs. Drs. Edson Pfutzenreuter (docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais e responsável por uma das disciplinas de Metodologia de Pesquisa do Programa) e Cesar Baio (docente coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) realizaram uma visita técnica ao IAC-SP para reconhecimento dos ambientes e planejamento das atividades de trabalho e pesquisa.

Entre abril e dezembro, o plano de trabalho prevê que os estudantes de pós-graduação do IA tenham acesso ao acervo do IAC-SP. A ideia é que os alunos produzam uma resenha crítica sobre uma dessas publicações, a partir da sinergia entre sua atual pesquisa e os agentes, atores e elementos pertinentes às publicações.

Os trabalhos, que serão mediados por Pfutzenreuter, serão analisados por uma comissão formada por Furegatti, Baio e o próprio Pfutzenreuter, para o encaminhamento final às editoras de periódicos acadêmicos. Já estão confirmadas as revistas Arte: Lugar: Cidade (UFF; Unicamp; UnB e USP-São Carlos); Estado da Arte (UFU). Outros periódicos nacionais estão sendo contatados e podem ainda integrar essa lista.

Ainda para este ano, está em avaliação a organização de um seminário de pesquisa, com a participação de pós-graduandos do IA, professores e palestrantes. Entre os temas a serem abordados, estão processo de criação e registro em arte; arquivos de artistas; pesquisa em arte brasileira do século XX e a figura do artista pesquisador.