Exibição do filme Morcego Negro (2023), de Chaim Litewski e Cleisson Vidal, seguida de debate com realizadores.


Morcego Negro é um documentário investigativo sobre Paulo César Farias, o famoso PC Farias. Ele foi o tesoureiro da campanha presidencial de Fernando Collor de Mello em 1989, o primeiro presidente civil eleito por voto popular depois de 21 anos de ditadura militar no Brasil. Ele foi o lobista mais poderoso do país e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira, e acabou sendo misteriosamente assassinado em 1996.

Para o filme, foram dez anos de pesquisa e produção no Brasil e em outros países. Dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com PC Farias foram entrevistadas. Documentos governamentais inéditos foram encontrados. O filme é um mergulho profundo na política contemporânea brasileira.

Filme inspirado no livro Morcegos negros: PC Farias, Collor, máfias e a história, de Lucas Figueiredo (Editora Record).

Apoio e realização: Adunicamp (Associação dos Docentes da Unicamp) e Genecine (Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais).

 

Dia 11 de junho de 2024, às 13h30

Local: Auditório da Adunicamp, Unicamp

Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária, Campinas (SP), 13083-851

Roteiro do evento:

  • 13h30 apresentação
  • 14h exibição do filme Morcego Negro
  • 16h15 debate com Cleisson Vidal (diretor) e Lea van Steen (roteirista)

Classificação indicativa 12 anos – 125 min – Brasil – DCP – 2023