Homenagem ao professor Paulo Bastos Martins

A direção do Instituto de Artes e o Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação prestam suas homenagens ao Prof. Paulo Bastos Martins e família, em virtude do seu falecimento, ocorrido sexta-feira passada, dia 15 de novembro de 2024.
O Prof. Paulo Bastos Martins ingressou no departamento em dezembro de 1983 e se aposentou em maio de 2015. Ministrou disciplinas nas áreas do cinema e do vídeo e orientou discentes na realização de inúmeras produções.
Além dessas ações, registra-se que o Prof. Paulo Martins dirigiu para a TV Unicamp o programa “Memória Expressa”, série que documenta personagens fundamentais para a história do conhecimento e da própria universidade.
Nos anos 1980, atuou como diretor do Departamento de Curta Metragem da Embrafilme, no qual trabalhou em favor da realização de dezenas de filmes em curta metragem.
Aos 22 anos de idade, produziu o filme “O Anunciador – o Homem das Tormentas”, um longa-metragem realizado em Cataguases, Minas Gerais. Teve, ainda, participação ativa no movimento do cinema novo no Brasil.
A contribuição do professor para o Instituto de Artes foi extensa, porém, destacamos sua participação na equipe de criação do Departamento de Multimeios e no grupo que atuou para a implantação do curso de graduação em Comunicação Social/Midialogia.
Carta do Prof. Paulo Teles
Meu querido professor e amigo Paulo Martins,
Você pode ter partido deste mundo, no entanto, ao invés de parte do universo, o
senhor agora é o próprio universo.
Suas contribuições para a cultura, o cinema e para a educação brasileira, seja no
cinema novo, no cinema independente, na Embrafilme, na Secretaria de Comunicação
da Presidência da República e na Unicamp, a documentação histórica falará por si e
por você.
Da nossa parte, muito obrigado por ensinar a mim e ao mundo que o valor, a
inteligência e a sabedoria das pessoas residem muito além das necessárias páginas
acadêmicas publicadas pelos anais indexados da vida.
Até breve, Excelência!
Paulo Teles