I Seminário de Arte e Psicologia Analítica
I Seminário de Arte e Psicologia Analítica é o primeiro evento do Instituto de Artes da Unicamp que trata da pesquisa nos campos da arte e da estética através dos conceitos da psicologia de C.G.Jung.
Campo pouco explorado, a psicologia analítica de Jung oferece amplo manancial teórico para o entendimento das manifestações artísticas tanto em sua dimensão ontológica quanto em seus objetos de manifestação. Serão abordados temas nas esferas da Literatura, Artes Visuais, Cinema, Música, Dança e Artes Dramáticas.
O Seminário está sendo produzido pela equipe de integrantes do Grupo de Pesquisa Arte e Psicologia Analítica (CNPq), e é composto por estudantes de graduação, pós (PPGAV) e também profissionais da área da psicologia e da arte.
As palestras serão oferecidas exclusivamente na modalidade ONLINE, e transmitidas pelo canal do You Tube do Instituto de Artes (IA/Unicamp), e os inscritos terão certificado de participação.
Link para assistir ao primeiro dia do evento (24/9): https://www.youtube.com/watch?v=RiIzOYQCctg
Link para assistir ao segundo dia do evento (25/9): https://www.youtube.com/live/IfDZwTUIBfQ?si=15rzXG3oxpq9WpnH
Cronograma:
DIA | Horário | Palestrante | Título |
24/09 | 9h00 | Filipe Salles & Equipe | Abertura |
9h15 | Andréa Cunha | Arte, ancestralidade e psicologia analítica | |
10h00 | Daniel Donizete Cook | Psicologia analítica e os super-heróis no cinema | |
10h45 | Liliana Abeid | A sutileza na arte e a arte da sutileza, um olhar para a dinâmica psicológica do sutil | |
11h30 | Sandra Paris | Analogia entre a Alquimia e a Psicologia Analítica nos Contos de Fada | |
INTERVALO | |||
14h00 | Nathalia Gomes | O Inquietante na Arte: uma análise da intersecção entre o conto “Homem de Areia”- de E. T. A. Hoffmann, e a arte visual de Eduardo Berliner. | |
14h45 | Antônia Faro | Vanguardas artísticas e (auto)crítica da Modernidade em O Livro Vermelho de C. G. Jung | |
15h30 | Ivana Lucia Guimarães Vieira | Hilma Af Klint - uma História de entrega a criação - análise simbólica das Dez Maiores | |
16h15 | Rita Pinoti | Jung e Dante, uma relação a distância | |
25/09 | 9h00 | Matheus Meira | O Confronto com a Psique - A Manifestação Artística do Inconsciente |
9h45 | Cláudio Mele | Arquivo de Imagens dos pacientes de C.G. Jung. | |
10h30 | Mariana Canale | Psicologia analítica e literatura: uma breve análise simbólica da obra “Oração para desaparecer”, de Socorro Acioli | |
11h15 | Lucrecia Aida de Carvalho | Era uma vez: a jornada dos Contos de fadas na Psicologia Analítica | |
INTERVALO | |||
14h00 | Filipe Salles | Jung e a confluência entre Arte e Ciência | |
15h30 | Luciana Pinheiro | Cartografando o Invisível na perspectiva de Hilma af Klint | |
16h15 | Leticia Rebeschini | A presença da arte na construção de identidade: vivência artística e a formação do self | |
17h00 | Irene Gaeta | Sonhos e a Arte |
Equipe:
Coordenação e Organização:
Prof. Dr. Filipe Mattos de Salles
Equipe de Apoio Streaming:
Hannah Troccoli Vitorio Ximenes Ponte
Nathalia Uliana Gomes
Produção:
Daniel Donizette Cook
Matheus Meira
Antonia Faro
Hannah Troccoli Vitorio Ximenes Ponte
Nathalia Uliana Gomes
Ivana Lucia Guimarães Vieira
Sandra Paris
Arte:
Antonia Faro
Realização:
Grupo de Pesquisa Arte e Psicologia Analítica CNPq/Unicamp
Contato:
arteepsicologiaanalitica@gmail.com