IA recebe masterclass do vibrafonista Tyler Blanton



Na terça-feira (23/4), o IA recebeu uma masterclass do vibrafonista Tyler Blanton, no Laboratório de Percussão. O evento contou com a presença de alunos de graduação e pós-graduação do Instituto, além do saxofonista Rodrigo Ursaia, ex-professor da Unicamp e que acompanha Blanton em apresentações no Brasil. O vibrafonista falou da sua trajetória na música, tocou algumas peças e assistiu e orientou os alunos sobre o instrumento.

Segundo ele, o vibrafone, por ser, de certa forma, difícil de encontrar em grupos musicais, exige que os vibrafonistas tenham de realizar uma série de tentativas para saber o que pode funcionar ou não com o instrumento. “Temos que adaptar as músicas e desenvolver um repertório”, afirmou.

Apesar da dificuldade em encontrar arranjos próprios, Blanton destacou que isso acaba aguçando o instinto criativo e o desenvolvimento de áreas como harmonia e composição. “O vibrafone permite inovação até pela falta de repertório disponível”, disse.

O vibrafonista contou ainda que costuma desenvolver sua técnica por meio do estudo de músicas prontas. “Acredito que quando você executa uma música, acaba incorporando muitos conceitos da composição que está tocando e descobrindo as áreas que precisam ser trabalhadas”, analisou. “E é muito importante tocar em grupo”, completou.

Blanton assistiu alguns do Instituto tocando vibrafone, deu dicas de execução e ainda elogiou a escolha de músicas brasileiras entre as peças tocadas e os arranjos que os estudantes desenvolveram para as canções.