Texto enviado pelos organizadores
De 17 a 19 de setembro de 2025, a Unicamp promove a III Semana LabDrama, evento que reúne pesquisadores, artistas e gestores culturais em torno da dramaturgia, da cultura popular e do teatro de rua. A programação acontece no Paviartes, na Casa do Lago e no Auditório da Adunicamp.
A Semana LabDrama é um evento de pesquisa e extensão do Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas Tradicionais do Instituto de Artes da Unicamp (LabDrama), criada e coordenada pelas professoras Grácia Navarro e Larissa Neves. Com programação gratuita e aberta ao público interno e externo, a Semana configura-se como projeto de extensão universitária vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp (Proeec).
A III Semana LabDrama consolida-se como um espaço de diálogo entre a universidade, a cultura popular e as artes da cena, reunindo artistas, pesquisadores e comunidade em torno de reflexões e práticas sobre teatro, carnaval e direitos culturais. Em sua terceira edição, a curadoria está vinculada ao projeto “Da cultura popular e da dramaturgia brasileira: das ruas, dos becos e das praças como territórios de referência e proposição” (FAPESP 2023/14668-6), com ênfase na dramaturgia e nas escritas tradicionais da cultura brasileira, destacando suas relações com a rua em múltiplos formatos de criação e reflexão.
A programação da III Semana LabDrama tem início no dia 17 de setembro, às 14h, com uma palestra-atividade conduzida pelo dramaturgo maranhense Igor Nascimento. A abertura oficial acontece às 17h30, com a presença do diretor do Instituto de Artes, Prof. Fernando Hashimoto, e do diretor de Cultura da Unicamp, Prof. Eduardo Okamoto, seguida da inauguração da exposição Do Bumba-meu-boi e do Boi Falô e Disse.
À noite, a pesquisadora Viviane Cubas (USP) participa da roda de conversa Carnaval de Rua e Segurança Pública: Construindo Pontes, que contará com a presença da secretária de Cultura de Campinas, Alexandra Caprioli, do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, e de representantes da Guarda Municipal, Polícia Militar e Delegacia da Mulher, em uma mesa organizada em parceria com a Secretaria de Cultura de Campinas.
No dia 18 de setembro, às 14h, haverá leitura dramática da peça Atenas: Mutucas, boi & Body, escrita por Igor Nascimento e Lauande Aires, seguida de roda de conversa com o autor Igor Nascimento. À noite, o professor e pesquisador Guilherme Varella (UFBA) conduz a mesa Carnaval de Rua, Direito à Folia e
Direito à Cidade, com a participação dos convidados ligados à cultura e aos movimentos sociais: Alessandra Ribeiro, Tiche Vianna e Hidalgo Romero, ligados à cultura e aos movimentos sociais.
A programação do dia 19 de setembro se inicia às 10h com a conferência Direito à Cultura no Brasil Hoje, ministrada por Guilherme Varella. À tarde, a Sessão LabDrama: Pesquisadores e Projetos reúne Isa Kopelman, Cassiano Sydow, Larissa Neves e Grácia Navarro, que apresentarão pesquisas sobre dramaturgia, performatividade, cultura popular e teatro de rua. O evento se encerra com um coquetel no Paviartes.
Durante os três dias, o público poderá visitar a exposição Do Bumba-meu-boi e do Boi Falô e Disse!, na Galeria da Casa do Lago. A exposição tem curadoria da Grácia Navarro e da Larissa Neves, e expografia de Erika Schwarz.
O evento conta com apoio de Faepex, Proeec, Deape, Fapesp, Adunicamp, Instituto de Artes da Unicamp e Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, fundamentais para a realização desta edição.