Laís Bondanzky é a artista residente da Unicamp em outubro e novembro
(Texto adaptado do site do IdEA)
A diretora, produtora e roteirista Laís Bodanzky é a convidada do Programa Hilda Hilst do Artista Residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) nos meses de outubro e novembro. Intitulada O Cinema em Construção: Experiência Criativa com Laís Bodanzky, a residência artística contará com exibições de seus filmes, mesas, oficinas e interações com a comunidade acadêmica, discutindo como desenvolve seu processo criativo na produção audiovisual e novos projetos de longas-metragens. Ela ainda participará de atividades com alunos do curso de Midialogia da Unicamp.
Nascida em São Paulo (SP), a diretora teve contato com o ambiente cinematográfico desde a infância, com seu pai, o cineasta Jorge Bodanzky. Estudou atuação com o diretor teatral Antunes Filho (1929-2019) e se formou em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), em 1995. Estreou na direção com Cartão Vermelho (1994), curta-metragem selecionado para o New York Film Festival.
Seu longa-metragem de estreia, Bicho de Sete Cabeças (2001), ganhou reconhecimento de público e crítica ao tratar da temática manicomial e dos abusos cometidos em hospitais psiquiátricos. Entre seus filmes, estão os longas-metragens Chega de Saudade (2007), As Melhores Coisas do Mundo (2010), Como Nossos Pais (2017) e A Viagem de Pedro (2022).
Entre 2019 e 2021, foi presidente da Spcine, empresa de cinema e audiovisual da cidade de São Paulo. Durante 15 anos, coordenou os projetos Tela Brasil, de exibição e educação audiovisual nas periferias do Brasil, levando mais de 1,5 milhão de pessoas ao cinema pela primeira vez. Desde 2019, integra a The Academy (Academy of Motion Picture Arts and Sciences), votando nas produções cinematográficas indicadas ao Oscar.
Atividades previstas
Exibição do filme Bicho de Sete Cabeças
Seguida de bate-papo com a diretora Laís Bodanzky
No evento, gratuito e aberto à comunidade da Unicamp e público externo, Bodanzky falará sobre o processo criativo do filme, de 2001, baseado no livro Canto dos Malditos (1990), do escritor Austregésilo Carrano Bueno (1957-2008). Vencedor dos prêmios de melhor filme no Festival de Cinema e Cultura Latino-Americana de Biarritz – França, no Festival Internacional de Cinema de Trieste – Itália, e do Troféu APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro – Academia Brasileira de Cinema, Bicho de Sete Cabeças tem como temáticas principais os conflitos familiares e a saúde mental, tendo suscitado debates sobre a luta antimanicomial no Brasil nos anos 2000.
Data: 7 de outubro de 2024
Horário: 18h
Local: Auditório da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp)
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas
Inscrições: https://forms.gle/Tv6X9VaoFB2Knyyj7
Mesa O Cinema e a Música
Laís Bodanzky receberá quatro colegas e parceiros músicos que fazem trilhas sonoras, André Hosoi, BiD, Talita del Collado e Tejo Damasceno, para discutir a relação entre cinema e música. O encontro, gratuito, é aberto para estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na produção audiovisual e musical, mas também para pessoas de outras áreas que tenham curiosidade sobre o tema.
Data: 17 de outubro de 2024
Horário: 19h
Local: Auditório da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp)
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas
Inscrições: https://forms.gle/mseAnpwTjyQS76z68
Oficina Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico
A atividade, com vagas limitadas, consistirá em dois encontros com a leitura e discussão do projeto cinematográfico O Silêncio e do roteiro de longa-metragem de Pano Preto, ambos inéditos e de autoria de Laís Bodanzky. O primeiro é livremente inspirado na obra literária A Vida Começava Lá: Uma história de repercussão corporal (Stacchini Editorial, 2019), autobiografia de Fernando Barba (1971-2021), ex-aluno do curso de Música na Unicamp e fundador do grupo de percussão corporal Barbatuques, escrita em parceria com Renata Ferraz Torres. O roteiro de Pano Preto tem como tema principal a psicanálise infantil.
Data: 24 e 31 de outubro de 2024
Horário: 17h
Local: Instituto de Estudos Avançados (IdEA)
Endereço: Avenida Oswaldo Cruz, 301, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas
Inscrições: https://forms.gle/p9QdwzqhbiCz4kiT7
Exibição do filme Como Nossos Pais
Seguida de bate-papo com a diretora Laís Bodanzky
O evento, gratuito e aberto à comunidade da Unicamp e ao público externo, marca o encerramento do ciclo de atividades de Bodanzky no IdEA. Após a exibição, a diretora discutirá com o público o processo criativo do filme, lançado em 2017, com roteiro escrito em parceria com Luiz Bolognesi. O drama trata do espaço da mulher na sociedade e de questões de relacionamentos familiares. Vencedor dos prêmios de melhor filme no FestIN Lisboa, na Mostra del Cinema Llatinoamericà de Catalunya e no Festival Du Cinéma Bresilien de Paris.
Data: 11 de novembro de 2024
Horário: 18h
Local: Auditório da Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp)
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas
Inscrições: https://forms.gle/ex1VT8D8a1Q2JFy3A