Lançamento do livro "Políticas da Diferença: Colaborações, Cooperações e Alteridades na Arte" organizado por docente do Instituto de Artes da Unicamp


A professora Maria de Fátima Morethy Couto, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp e integrante do Departamento de Artes Plásticas, é uma das organizadoras do livro "Políticas da Diferença: Colaborações, Cooperações e Alteridades na Arte", lançado pela Editora Unicamp. A obra, organizada em conjunto com Emerson Dionisio de Oliveira (UnB) e Marize Malta (UFRJ), reúne reflexões sobre o papel da arte, de seus agentes e instituições na construção de trânsitos culturais e políticas de inclusão e alteridade.

Os autores exploram como experiências artísticas, estratégias curatoriais, revisões historiográficas e remapeamentos geopolíticos podem romper com narrativas totalizantes e enfoques hierarquizantes sobre obras e artefatos artísticos. A publicação busca compreender a arte em sua singularidade, assumindo uma postura crítica diante de discursos generalistas e globalizantes. O livro é fruto das pesquisas e colaborações conduzidas pelo Grupo Modos, do qual os organizadores fazem parte desde 2013.

Sobre os organizadores
Maria de Fátima Morethy Couto, doutora em História da Arte e Arqueologia pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), é professora da Unicamp e autora de obras como "A Bienal de São Paulo e a América Latina" (2023). Emerson Dionisio de Oliveira, doutor em História pela UnB, é professor na mesma instituição e publicou, entre outros, "Musealização da Arte" (2023). Já Marize Malta, doutora em História Social pela UFF, é professora da UFRJ e autora de "Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos Séculos XIX e XX: Modus Operandi" (2023).

O livro está disponível para aquisição através da Editora Unicamp e representa uma contribuição significativa para os estudos em história da arte, destacando a importância das políticas da diferença e da diversidade de discursos no campo artístico.

Link para mais informações: Editora Unicamp.