Mostra de Videoarte "Imagens em Deslocamento" traz para a Unicamp vídeos do Acervo Histórico Videobrasil

Texto enviado pelos organizadores do evento
Como pensar a relação entre as imagens em movimento e os deslocamentos humanos em um mundo cindido pelas crescentes restrições impostas à mobilidade de determinados sujeitos?
Se a imagem pretende colocar diante de nossos olhos aquilo que a câmera registrou, a câmera, extensão do corpo do artista, não pode se situar senão no interior de regimes de poder que atuam no e sobre este corpo. É a partir deste estatuto corpóreo - com impacto direto sobre a mobilidade dos artistas e de suas práticas -, que a imagem em movimento se abre em sua dimensão política. No contexto dessa abertura, a mostra “Imagens em Deslocamento” propõe um recorte no riquíssimo Acervo Histórico da Associação Cultural Videobrasil, trazendo para a Unicamp e para o Sesc Campinas um conjunto de vídeos exibidos em diferentes edições da Bienal Sesc_Videobrasil. Nessas obras, artistas de diferentes regiões do planeta negociam crítica e, criativamente, a presença deste corpo-câmera no território e no interior de regimes que atuam simultaneamente para produzir e regular os deslocamentos humanos.
O longevo compromisso da Associação Cultural Videobrasil com artistas originários do Sul Global reflete-se não apenas na diversidade geográfica dos representados - que, no contexto dessa mostra, inclui Brasil, México, Chile, Líbano e Zimbábue - mas nas próprias reorganizações sensíveis que estes artistas propõem, ao confrontar a ordem histórica e geopolítica dominante.
A atividade acontece no dia 20 de junho, às 9 horas, na Sala de Cinema Casa do Lago da Unicamp (Av. Érico Veríssimo, 1011 - Cidade Universitária, Campinas), como uma homenagem ao Dia Mundial do Refugiado, e é realizada pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello ACNUR/Unicamp. A exibição será seguida por um debate com representantes do CINERE - Trajetórias Sem Fronteiras e do Sesc Campinas.
Haverá coffee break e emissão de certificado para os presentes.