Professor visitante apresenta disciplina que explora a sensorialidade nas artes

Jaergenton Corrêa (foto) será professor visitante do curso de Artes Visuais neste semestre com a disciplina Expressões Criativas Terapêuticas em Artes (Excrita). Em sua aula inaugural, no dia 13/3, no Auditório do Instituto de Artes, ele pregou uma forma de ensino descentralizada e a exploração dos sentidos na aprendizagem e na criatividade – não só nas artes como em qualquer atividade.

“Quando você trabalha a sensibilidade de uma pessoa, muitas expressividades que ela nem sabia que existiam vêm à tona. Isso faz com que a pessoa se sinta livre para poder se arriscar mais e influencia positivamente em diversas áreas, o que impacta na qualidade do sono, na expressão e na questão da inibição, por exemplo”, disse.

Durante a aula, Corrêa coordenou exercícios sensoriais e práticas de relaxamento, além de conversar sobre as sensações com cada um dos participantes. Segundo ele, essa interação também faz parte de seu método, que visa dar liberdade e estimular autonomia dos alunos.

Além das aulas, o professor fará palestras em institutos e departamentos da Unicamp. “Essa abordagem não tem segmento e pode ser aplicada em qualquer instituição que se sinta provocada”, disse.