Site reúne a história do Departamento de Artes Cênicas em imagens e relatos
Com evento de lançamento marcado para 12 de agosto, na Adunicamp, o site dascenicas (www.dascenicas.com.br) visa resgatar imagens e relatos sobre a história do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp. A página conta com um acervo de mais de mil imagens do período entre 1970 e 2000. O projeto conta com apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) 2021, da Pró-Reitoria de Cursos de Extensão, do Instituto de Artes, da Adunicamp e do SESC Campinas.
Chamado originalmente de AlmanAC – Memórias do Curso de Artes Cênicas da Unicamp, o projeto foi realizado ao longo de quatro anos por cinco ex-alunos (Ana Célia Padovan, Carla Hossri, Daniele Pimenta, João André Garboggini e Mônica Sucupira), que resgataram e organizaram fotos e recortes de jornais, realizaram entrevistas com os professores e colheram depoimentos de ex-alunos. A página reúne todo esse acervo, além de artigos inéditos de artistas e diretores e um podcast.
Segundo a coordenadora da iniciativa e diretora de teatro, Neyde Veneziano, o projeto foi concebido no primeiro ano de pandemia, quando ex-alunos, professores e ex-professores do Departamento de Artes Cênicas se juntaram virtualmente em um grupo de mensagens. “Os ex-alunos coletaram e mapearam as memórias afetivas e os aprendizados, transformando-os em matéria-prima para o dascenicas.com.br”, afirma.
O Departamento foi criado oficialmente em 1985, mas, antes disso, na década de 1970, um grupo de artistas comandado pelo diretor de teatro Celso Nunes já havia lançado um curso de Artes Cênicas em um barracão da Unicamp. No local aconteciam discussões, ensaios, leituras e peças de teatro, que deram origem à formação de alguns dos principais atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e professores do país.
Ela lembra que o Departamento construiu, ao longo dos anos, uma linguagem própria e voltada à cultura nacional. “O objeto da pesquisa na Unicamp era a arte do Brasil, com suas músicas, danças, diversidades culturais, sincretismos religiosos, dramaturgias e seu povo, diferente de outros cursos universitários de teatro que olhavam para a Europa e discutiam formas de linguagens texto-centradas”, explica Neyde.
Evento de lançamento
O evento de lançamento do site acontece no dia 12 de agosto, a partir das 17h30, na Adunicamp. Devem participar professores que estiveram à frente dos cursos de artes cênicas desde a década de 1970 até sua consolidação no Departamento, em 1985, como o físico e idealizador do Instituto de Artes, Rogério Cézar de Cerqueira Leite, atualmente com 93 anos; Celso Nunes, que projetou o curso de Artes Cênicas; a coordenadora da iniciativa de resgate histórico, Neyde Venezziano, os ex-professores Paulo Betti, Regina Braga, Reinaldo Santiago, Wanderley Martins, Helô Cardoso, Marcio Aurelio e Marcio Tadeu.
Já no dia 13 de agosto, a partir das 10h, serão realizadas duas mesas temáticas com os ex-professores e alguns convidados para levantar questões e analisar a ressonância do Departamento, desde os primeiros cursos nos anos 1970 até os dias de hoje. São esperadas as participações de alunos, ex-alunos e da comunidade artística.
12/8
- 17h30: Recepção dos convidados. Coffee break.
- 18h30: Abertura com Neyde Veneziano - coordenadora do projeto e Ana Célia Padovan, Carla Gialluca, Dani Pimenta, João Garboginni, Mônica Sucupira, equipe de pesquisa, produção e execução. Projeção do site com explicações sobre todo o material
- 19h30: Os professores sobem ao palco e podem falar a respeito da história do Instituto de Artes Cênicas
- 21h: Encerramento
13/8
- 10h: Mesa 1 - Celso Nunes, Marcio Tadeu, Reinaldo Santiago, Verônica Fabrini. Mediadora: Carla Gialluca. Presidência: Neyde Veneziano
- 14h30: Mesa 2 - Neyde Veneziano, Helô Cardoso, Wanderley Martins, Paulo Vieira, Gracia Navarro. Mediadora: Dani Pimenta. Presidência: Neyde Veneziano