Turma do Programa de Residência Pedagógica

Em abril, foi encerrada a segunda turma do Programa de Residência Pedagógica em Artes no IA. O projeto é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

A Residência Pedagógica tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.

De acordo com as regras do edital, os bolsistas dedicam 30 horas mensais de atividades, por um período de 18 meses, totalizando uma carga mínima de 400 horas, nas quais participam de atividades de planejamento das aulas e de assistência aos docentes da rede pública. A segunda turma foi composta por 18 bolsistas e os docente orientadores do IA foram os Profs. Drs. Adriana do Nascimento Araújo Mendes, Ana Maria Rodriguez Costas e Edson do Prado Pfutzenreuter.

O Subprojeto Arte do Programa Residência Pedagógica da Unicamp deu início às suas atividades, para preparação da equipe, em julho de 2020. Estabeleceu parceria com duas escolas municipais de Campinas: Emefei/EJA Raul Pila, Emefei Padre Francisco Silva, Emef/EJA Profª Dulce Bento Nascimento e EMEF/EJA Padre Domingos Zatti.