Revista Modos, v. 2, n. 3 (2018)

A revista Modos lança seu terceiro número de 2018, o último do ano, em luto com o incêndio ocorrido no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na noite do dia 2 de setembro. Tragédia anunciada, que destruiu em poucas horas grande parte de um acervo de valor incalculável, dilapidando nosso passado e comprometendo nosso futuro, esta catástrofe certamente não pode nos paralisar. Mais do que nunca, precisamos de instituições e espaços que estimulem a reflexão e o senso crítico, sem pretensões ufanistas. Assim, seguimos adiante, afirmando nosso compromisso com a divulgação do conhecimento no campo das artes.

Encerramos nosso segundo ano de atividade com um dossiê que tem por objetivo debater a complexa relação entre arte, imagem e política, com foco nos espaços e ações expositivos. Organizado pelos professores Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS) e Marco Pasqualini de Andrade (UFU), o dossiê conta com nove textos, de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Trazemos também quatro artigos que versam sobre questões relacionadas à associação entre história da arte e o campo expositivo, sublinhando o compromisso do grupo MODOS. Além de darmos continuidade às seções Montagem: a condição expositiva e Ex-posições, com contribuições originais, inauguramos uma seção de entrevistas, estreando com o colecionador Sérgio Carvalho.

Afirmamos, assim, a historicidade, teoria e crítica da arte como estratégias de percepção, compreensão e transformação do mundo e da humanidade. Acreditamos que há muitos MODOS de resistir. Pretendemos ser um deles.

Colaboradores: Alexandre Pedro de Medeiros, André Pitol e Milan Puh, Anna Paula da Silva, Arthur Valle, Bianca Tinoco, Bruna Fetter, Edson Luiz de Sousa, Fernanda Grigolin,Igor Simões,Peter Osborne, Mirtes Marins de Oliveira, Raúl Niño Bernal, Renata Rocco, Silvia Dolinko, Taisa Palhares, Virginia Gil Araujo.

 

Link da revista: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/issue/view/92
%d blogueiros gostam disto: