Almanac: Memórias do curso de artes cênicas da Unicamp

Almanac:
Memórias do curso de artes cênicas da Unicamp
Resgatar e contar por meio de imagens e relatos o início do Curso de Artes Cênicas da Unicamp.

Em 1985 um grupo de artistas comandado pelo diretor de teatro Celso Nunes inicia o trajeto do Curso de Artes Cênicas da Unicamp.  São 34 anos de história, formando atores, diretores, dramaturgos, pesquisadores e professores de teatro. Um curso que continua cada vez mais vigoroso no seu conceito e ideia.

Por meio de imagens, vídeos e relatos o projeto ALMANAC memórias do curso de artes cênicas que apresentamos é o resgate dos primeiros anos de formação desse curso. O formato para contar esse trajeto é de um almanaque/ revista/livro impresso e eletrônico com um material iconográfico sobre o período de 1985 a 2000, primeiros anos da formação dessa história.

São setecentas (700) fotos já arquivadas entre os temas de aulas, espetáculos, grupos, temporadas, doadas por mais de 100 ex-alunos.  Além dessas fotos, também estão registrados em vídeo e áudio o relato dos primeiros professores que vivenciaram o início dessa história e que a percorreram fazendo esse curso tomar forma e sentido.

A ideia e organização desse Almanac está sendo realizada com afeto e dedicação pelo pequeno grupo de artistas e ex alunos, Ana Célia Padovan, Carla Gialluca, Dani Pimenta, João Borgogin, Mônica Sucupira, orientados pela diretora e pesquisadora de teatro Neyde Veneziano.

Temos certeza que essa almanac em formato de livro impresso e eletrônico, mais os documentários concretizam a importância afetiva para todos os envolvidos nesse projeto e trajeto, mas a maior importância é para o teatro brasileiro, pois desde sua formatação o Curso de Teatro do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp propôs um diferencial: a formação do ator/ artista entre a prática e o estudo do teatro.

Revisitar essa história é ampliar a importância do trabalho, do pensamento, da prática e do ideal de nomes como Celso Nunes, Marcio Aurelio, Helô Cardoso, Luis Otávio Burnier, Paulo Betti, Neyde Veneziano, Marcília Rosário, Adilson Barros, Waterloo Gregório, Eliane Giardini, Regina Braga, Marlyse Meyer, Maria Lúcia Candeias, Sara Lopes, Marcio Tadeu, Paulo Vieira, Reinaldo Santiago. Artistas fortes e corajosos que formaram tantos outros artistas fortes e corajosos. Temos certeza que essa história precisa ser contada. E para isso precisamos de seu apoio.

Link do Instagram