Bolsas / Auxílios

MLFagundesvidroazulestreito730

PIBIC (CNPq/SAE) – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Chamada anual pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp, quem obtém cota institucional de bolsas de iniciação científica. Inscrições em abril neste link. Período de vigência da bolsa de 12 meses, com início em agosto.
Compromissos:

  • Relatórios de atividades
  • Participar do congresso de iniciação científica da UNICAMP, normalmente, em Outubro.

FAPESP – Bolsas de iniciação científica podem ser solicitadas por alunos de graduação em qualquer época do ano. A FAPESP disponibiliza ao bolsista uma Reserva Técnica no valor de 10% do valor anual da bolsa. Informações aqui. Envio de proposta pelo SAGe. Período de vigência da bolsa de 12 meses.
Compromissos:

  • Relatórios científicos
  • Prestações de contas de reserva técnica
  • Participar do congresso de iniciação científica da UNICAMP, normalmente, em Outubro (opcional)

PRG – APOIO À REALIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES EM EVENTOS A Pró-Reitoria de Graduação disponibiliza editais de apoio à realização e participação de discentes em eventos acadêmicos, científicos, tecnológicos, culturais e esportivos. A chamada para o encaminhamento de propostas é realizada sempre no semestre anterior ao evento pretendido. Podem participar na condição de proponentes as entidades estudantis (representadas por alunos regularmente matriculados em cursos de graduação da Unicamp) e/ou alunos regularmente matriculados dos cursos de graduação da Unicamp. Os recursos aos projetos contemplados são disponibilizados na forma de repasse orçamentário para as Unidades de Ensino.
O cronograma, documentação necessária na apresentação das propostas, critérios de análise, orientações sobre relatórios e prestação de contas devem ser consultadas em cada edital divulgado neste site.

CAPES/CNPq – Cada programa dispõe de uma cota de bolsas que são distribuídas ao alunos aprovados nos processos seletivos de acordo com critérios estabelecidos pelos programas de pós-graduação, conforme Resolução Interna CPG/IA 01/2013.
O calendário de cada programa pode variar, confira os procedimentos de inscrição aqui. Período de vigência da bolsa: até 48 meses, a partir de avaliação e renovação semestral.
Compromissos: Regulamentados pela portaria 76/2010 FAPESP – Bolsas de mestrado podem ser solicitadas em qualquer época do ano. A FAPESP disponibiliza ao bolsista uma Reserva Técnica no valor de 10% do valor anual da bolsa. Informações neste link. Envio de proposta pelo SAGe. Período de vigência da bolsa de 24 meses.
Compromissos:

  • Relatórios científicos
  • Prestações de contas de reserva técnica
  • Ata de defesa

Para informações específicas sobre bolsas dos programas de pós-graduação acesse os links abaixo:
http://www.iar.unicamp.br/pos-graduacao/bolsas/capes-e-cnpq/duvidas-faq
http://www.iar.unicamp.br/pos-graduacao/bolsas/fapesp

CAPES/CNPq – Cada programa dispõe de uma cota de bolsas que são distribuídas ao alunos aprovados nos processos seletivos de acordo com critérios estabelecidos pelos programas de pós-graduação, conforme Resolução Interna CPG/IA 01/2013.
O calendário de cada programa pode variar, confira os procedimentos de inscrição aqui.
Período de vigência da bolsa: até 48 meses, a partir de avaliação e renovação semestral.
Compromissos:

FAPESP – Bolsas de doutorado podem ser solicitadas em qualquer época do ano. A FAPESP disponibiliza ao bolsista uma Reserva Técnica no valor de 30% do valor anual da bolsa. Informações neste link. Envio de proposta pelo SAGe. Período de vigência da bolsa de 36 meses.
Compromissos:

  • Relatórios científicos
  • Prestações de contas de reserva técnica

Para informações específicas sobre bolsas dos programas de pós-graduação acesse os links abaixo:
http://www.iar.unicamp.br/pos-graduacao/bolsas/capes-e-cnpq/duvidas-faq
http://www.iar.unicamp.br/pos-graduacao/bolsas/fapesp

CAPES – Bolsa PNPD Informações neste link.FAPESP – Bolsas de pós-doutorado podem ser solicitadas em qualquer época do ano. A FAPESP disponibiliza ao bolsista uma Reserva Técnica no valor de 15% do valor anual da bolsa. Informações aqui. Envio de proposta pelo SAGe.
Período de vigência da bolsa de até 24 meses.
Compromissos:

  • Relatórios científicos
  • Prestações de contas de reserva técnica
FAPESP A FAPESP possibilita aos seus bolsistas a realização de estágios de pesquisa de curta e média duração no exterior (bolsa BEPE). Podem enviar propostas os bolsistas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-doutorado. Informações neste link. Envio de proposta pelo SAGe. Vigência da bolsa: Varia dependendo do tipo de bolsa no Brasil.
Compromissos:

  • Relatório Científico e prestação de contas

CNPq/CAPES O CNPq e a CAPES concedem bolsas em diversos níveis para estudo e pesquisa no exterior. Informações nos sites do CNPq e da CAPES. VRERI (Bolsas de intercâmbio) A Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais organiza as informações e as inscrições sobre editais de oportunidades de intercâmbio para alunos de graduação e pós-graduação. O programa Ciência Sem Fronteiras, da CAPES, também passa pela VRERI. Informações neste link.

Linha Ensino – A Pró-Reitoria de Pesquisa disponibiliza os Editais na Linha Ensino nos meses de Maio e Setembro. O objetivo é financiar propostas que visem à melhoria do ensino na Unicamp. Cada proposta deverá ter apenas um executor e deverá ter o aval das Coordenações de cursos e da Diretoria da Unidade. Informações neste link.
O Formulário para envio de solicitação pode ser encontrado aqui. Linha Pesquisa – Docentes, pesquisadores, professores colaboradores voluntários e os pesquisadores filiados ao programa de Pesquisador de Pós-doutorado poderão solicitar, em fluxo contínuo, as modalidades de auxílio à pesquisa, respeitando o limite anual de R$ 5.000,00. O tempo mínimo para análise da proposta e antecedência de entrega da documentação é de 45 dias.
Modalidades:

Os Formulários para envio de solicitação podem ser encontrados aqui. Linha Extensão – A Pró-Reitoria de Pesquisa disponibiliza os Editais na Linha de Extensão nos meses de março, junho e outubro. O objetivo é financiar propostas que se insiram nas modalidades:

  • Atividades Artísticas, Científicas e Culturais;
  • Vindas de Professores Visitantes.

Informações neste link. Os Formulários para envio de solicitação podem ser encontrados aqui. Também é disponibilizado o edital para propostas de eventos científicos, esportivos e artísticos que ocorram, exclusivamente, dentro dos campi da Universidade. Informação neste link. Em ambos os casos devem ser demonstrados os vínculos das atividades com projetos de pesquisa financiados por agências de fomento nacionais ou internacionais. Atividades de extensão sem vínculo claro com projetos de pesquisa ou que sejam exclusivamente de extensão comunitária não serão aceitas.

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários disponibiliza editais para apoiar financeiramente os projetos de Extensão Universitária, que se enquadrem no conceito de “Extensão Comunitária”, formulados por docentes e pesquisadores da UNICAMP.

A proposta deve estar diretamente vinculada a uma atividade acadêmica regular de ensino e de pesquisa; deve ser dirigida por um docente da UNICAMP; deve ter, necessariamente, a participação de alunos regularmente matriculados na UNICAMP; e deve prever a troca mútua de conhecimentos e de experiências entre os acadêmicos participantes do projeto e as pessoas da comunidade atendida.

Os formulários de inscrição, formatação das propostas, critérios de seleção e cronograma devem ser verificados em cada edital divulgado neste link. O gerenciamento dos recursos e a prestação de contas devem obedecer às normas da FUNCAMP, confira neste site.

A FAPESP apóia projetos de pesquisadores vinculados às instituições no Estado de São Paulo em função do mérito e análise pela assessoria científica e tecnológica. As propostas devem ser encaminhadas pelo Sistema de Apoio a Gestão (SAGe), através deste site e possuem diversas modalidades de auxílios, que exigem titulação de doutorado dos seus proponentes, entre elas:

As datas de envio do(s) Relatório(s) científico(s) e Prestação(ções) de Conta(s) são estabelecidas no Termo de Outorga, respectivamente pelos Sistemas SAGe e Agilis.

O CNPq investe em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à realização de eventos científicos, participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos científicos nacionais e internacionais e à editoração de revistas científicas.

As propostas são encaminhadas pela Plataforma Carlos Chagas, através deste link, assim como relatórios técnicos e prestação de contas. Recomenda-se aos proponentes que o currículo Lattes esteja atualizado, através deste site. As modalidades de auxílios estão listadas a seguir e a norma completa pode ser acessada aqui.

  • Projeto Individual de Pesquisa – APQ
  • Auxílio Promoção de Eventos Científicos Tecnológicos e/ou de Inovação – ARC
  • Participação em Eventos Científicos – AVG
  • Editoração – AED:
  • Pesquisador Visitante – APV

Confira o calendário do CNPq para chamada de proposta neste link.

O Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) visa impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.

A proposta deverá ser submetida com antecedência mínima de 90 dias da data de início do evento, através do Sistema Integrado CAPES (SISCAPES), porém, se faz necessário o envio do Termo de Solicitação e Concessão de Apoio Financeiro a Projeto (formulário AUXPE), através dos correios para o endereço:

CAPES / PAEPSBN,
Quadra 2, lote 6, Bloco L
70040-020, Brasília – DF.

Os documentos relativos ao programa podem ser encontrados neste site. O Auxílio a Eventos no Exterior (AEX) tem por objetivo apoiar a participação de doutores em eventos científicos no exterior para apresentação de trabalhos científicos, visando maior visibilidade internacional da produção científica, tecnológica e cultural geradas no país.
O auxílio se destina a contribuir com despesas com a estadia e o traslado de ida e volta do Brasil ao país no qual será realizado o evento.

A documentação necessária e calendário das inscrições e podem ser encontradas neste link. A prestação de contas deverá ser efetuada no prazo máximo de 60 dias após o evento através deste link.