I Congresso Brasileiro de Percussão

Será realizado no Instituto de Artes da Unicamp (IA), entre os dias 9 e 12 de maio, o I Congresso Brasileiro de Percussão. O evento, que terá como tema A pesquisa sobre percussão no Brasil: trajetória e novos desafios, busca divulgar os resultados da pesquisa realizada no Brasil e fomentar o diálogo com a pesquisa em desenvolvimento.

O congresso incluirá conferências, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas.
A inscrição no congresso para autores/coautores com trabalho aprovado vai até 7 de abril de 2017.
Os demais interessados em participar do congresso poderão se inscrever pelo site até o dia 05 de maio de 2017.

Para acessar o formulário de inscrição do I Congresso Brasileiro de Percussão clique aqui.

Para mais informações acesse a chamada de trabalhos.

Template para Artigo Final do ICBP. Clique aqui.

 

 

PROGRAMAÇÃO GERAL
I CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO / UNICAMP – 2017
A pesquisa sobre percussão no Brasil: trajetória e novos desafios

terça-feira
09/05

quarta-feira
10/05

quinta-feira
11/05

sexta-feira
12/05

9h00 -12h30
CREDENCIAMENTO

8h30 – 10h30
Sessão de Comunicações 1

8h30 – 11h10
Sessão de Comunicações 2

8h30 – 10h50
Sessão de Comunicações 3

11h00 – 12h30
Apresentações Artísticas 2

11h20 – 12h30
Sessão 1
Bateristas de Campinas: relatos da cena musical local entre os anos 1980 e 2000

11h00 – 12h30
Apresentações Artísticas 4

12h30 – 14h00
ALMOÇO

12h30 – 14h00
ALMOÇO

12h30 – 14h00
ALMOÇO

12h30 – 14h00
ALMOÇO

14h00 – 15h30
SESSÃO DE ABERTURA
Concerto de Abertura
GRUPU – Grupo de Percussão da UNICAMP

14h00 – 15h30
MESA 1
Pesquisa sobre percussão no Brasil

14h00 – 15h00
MESA 2
Um olhar sobre a percussão desde o ponto de vista do compositor

14h00 – 15h30
SESSÃO 2
Retrospecto de 40 anos de carreira
Prof. Dr. Ney Rosauro/University of Miami

15h30 – 17h30
CONFERÊNCIA 1
Prof. Dr. Greg Beyer (Northern Illinois University)

15h30 – 15h50
cafezinho

15h00 – 15h30
cafezinho

15h30 – 15h50
cafezinho

17h30 – 17h50
cafezinho

16h00 – 17h20
Masterclass
Prof. Emmanuel Sejourne (Conservatoire de Strasbourg / Académie Supérieure de Musique de Strasbourg)

15h30 – 17h00
Apresentações Artísticas 3

16h00 – 18h00
CONFERÊNCIA 2
Realcindo Lima Filho “Nenê” e Pascoal Meirelles
Linguagem e contemporaneidade da bateria 

17h30 – 18h30
Sessão de Pôsteres

17h00 – 18h00
Masterclass
Prof. Sylvie Reynaert (Conservatoire de Strasbourg)

18h00 – 19h40
Apresentações Artísticas 1

20h00
CONCERTO
Orquestra Sinfônica da UNICAMP
Prof. Dr. Ney Rosauro (University of Miami), solista
Teatro Castro Mendes

19h00
CONCERTO
QUEY PERCUSSION DUO
Prof. Dr. Gene Koshinski  &
Prof. Dr. Tim Broscious (University of Minnesota Duluth)

20h00
CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Prof. Emmanuel Sejourne e Profa. Sylvie Reynaert, solistas com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Teatro Castro Mendes

topo

Sugestões de Hospedagem – Mapa de locais.
Sugestões de Alimentação – Mapa de locais.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL
I CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO
_UNICAMP – 2017

[PROGRAMAÇÃO GERAL – ARQUIVO EM PDF]

09/05 – terça-feira

9h00-12h30:  CREDENCIAMENTO (aberto todos os dias do evento)
local: hall de entrada do Instituto de Artes da Unicamp

12h30-14h00: Almoço

14h00-15h30: SESSÃO DE ABERTURA
Concerto de Abertura
GRUPU – Grupo de Percussão da UNICAMP
local: Auditório do Instituto de Artes

15h30-17h30: CONFERÊNCIA 1
Prof. Dr. Greg Beyer/Northern Illinois University
Gerando um novo repertório para arcos musicais
local: Auditório 1 do Centro de Convenções da Unicamp

17h30-17h50: cafezinho

18h00-19h40: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 1
local: Auditório do Instituto de Artes

 

10/05 – quarta-feira

8h30-10h30: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 1
local: Auditório 1 do Centro de Convenções

11h00-12h30: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 2
local: Auditório do Instituto de Artes

12h30-14h00: Almoço

14h00-15h30: MESA 1
Pesquisa sobre percussão no Brasil
Prof. Dr. Fernando Hashimoto/UNICAMP, Prof. Dr. Carlos
Stasi/UNESP, Prof. Dr. Fernando Rocha/UFMG
local: Auditório do Instituto de Artes

15h30-15h50: cafezinho

16h00-17h20: MASTERCLASS
Prof. Emmanuel Séjourné/Conservatoire de Strasbourg-Académie Supérieure de Musique de Strasbourg
local: Auditório do Instituto de Artes

17h30-18h30: SESSÃO DE PÔSTERES
local: sala 3 da CPG – Instituto de Artes

20h00: CONCERTO
Orquestra Sinfônica da UNICAMP
solista: Prof. Dr. Ney Rosauro/University of Miami
local: Teatro Castro Mendes

 

11/05 – quinta-feira

8h30-11h10: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2
local: Auditório 1, 2 e 3 do Centro de Convenções

11h20-12h30: SESSÃO
Bateristas de Campinas: relatos da cena musical local entre
os anos 1980 e 2000
Jayme Pladevall, Helder Samara, Pepa D’elia, “Mané” Scabello, Ramon Montanher, Daniel Gohn e Beto “Batera”
moderador: Prof. Dr. Leandro Barsalini/UNICAMP
local: Auditório 1 do Centro de Convenções

12h30-14h00: Almoço

14h00-15h00: MESA 2
Um olhar sobre a percussão desde o ponto de vista do compositor
Prof. Dr. Alexandre Lunsqui/UNESP – “Pandora’s Box”
Prof. Dr. Sílvio Ferraz/USP – “Um só ou vários instrumentos”
moderador: Prof. Dr. Fernando Hashimoto
local: Auditório 2 do Centro de Convenções

15h00-15h30: cafezinho

15h30-17h00: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 3
local: Auditório do Instituto de Artes

17h00-18h00: MASTERCLASS
Prof. Sylvie Reynaert/Conservatoire de Strasbourg
local: Auditório 1 do Centro de Convenções

19h00: CONCERTO
QUEY PERCUSSION DUO
Prof. Dr. Gene Koshinski e Prof. Dr. Tim Broscious/University of Minnesota Duluth
local: Auditório do Instituto de Artes

 

12/05 – sexta-feira

8h30-10h50: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 3
local: Auditório 1, 2 e 3 do Centro de Convenções

11h00-12h30: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 4
local: Auditório do Instituto de Artes

12h30-14h00: Almoço

14h00-15h30: SESSÃO
Prof. Dr. Ney Rosauro/University of Miami
Retrospecto de 40 anos de carreira
local: Auditório do Instituto de Artes

15h30-15h50: cafezinho

16h00-18h00: CONFERÊNCIA 2
Realcindo Lima Filho “Nenê” e Pascoal Meirelles
Linguagem e contemporaneidade da bateria  
moderador: Prof. Dr. Leandro Barsalini/UNICAMP
local: Auditório 1 do Centro de Convenções

20h00: CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Prof. Emmanuel Séjourné e Profa. Sylvie Reynaert, solistas (Conservatoire de Strasbourg-Académie Supérieure de Musique de Strasbourg)
local: Teatro Castro Mendes

 

EXPOSIÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS: aberta ao público nos dias 9, 11 e 12/05 no hall do Centro de Convenções da Unicamp.

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 1 – 10/05
local: sala 3 CPG – Instituto de Artes
8h30-10h30

 

8h30 Obras seminais do repertório brasileiro para tímpanos solo ou solista: inovações  e peculiaridades de interpretação
Fernando Hashimoto/UNICAMP
8h50 Exploração tímbrica através de uma caixa preparada
Thiago de Souza Ferreira/UFU e Cesar Adriano Traldi/UFU
9h10 Técnica estendida e preparação instrumental no vibrafone: considerações e exemplificações
Cesar Adriano Traldi/UFU e Guilherme Massao Misina/USP
9h30 Sixxen e música eletroacústica: o diálogo entre instrumento microtonal e aparatos eletroeletrônicos
Lucas Davi de Araújo/IFG, Ronan Gil de Morais/IFG
9h50 A Percussão múltipla solo: aspectos históricos e considerações sobre o Estudo n.4 de Luiz d`Anunciação e Três Danças Rituais de Roberto Victorio
Ricardo de Figueiredo Bologna/USP e UNICAMP
10h10 Processo criativo e estratégias cênicas na montagem e execução da obra ?Corporel de Vinko Globokar
Carlos Henrique de Morais Alves/UFRN e Cleber da Silveira Campos/UFRN

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2 – 11/05
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
8h30-11h10

 

8h30 A relação conceitual entre Antonin Artaud e Stuart Saunders Smith
Daniela Rocha de Oliveira/UFMG e Fernando Rocha/UFMG
8h50 A percussão, o percussionista, a voz e a fala: um recorte prático-teórico de uma interface essencial na Música-Teatro.
Paulo Zorzetto/UNESP
9h10 Kora: Análise de uma obra camerística para sexteto de berimbaus afinados
Alex Sousa Fraga/UFMG, Daniela Rocha Oliveira/UFMG, José Henrique Soares Viana/UFMG/Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Mateus Espinha Oliveira/Instituto Metodista Izabela Hendrix, Rafael de Mello Matos/UFMG
9h30 O processo de memorização da peça L’Art Bruit, de Mauricio Kagel
Daniel Serale/UFRJ
9h50 Pléiades: uma proposta de análise performativa para a obra de Iannis Xenakis
Leonardo Caire da Silva/IFG, Leonardo Bertolini Labrada/IFG, Ronan Gil de Morais/IFG
10h10 O desenvolvimento de um projeto em torno da construção de sixxen: descrição, subprojetos, resultados e desenvolvimento de protótipos
Ronan Gil de Morais/IFG, Fernando Martins de Castro Chaib/UFMG, Fabio Fonseca de Oliveira/EMAC/UFG, Leonardo Bertolini Labrada/IFG, Catarina Percinio/IFG/Campus Anápolis, Sarah Brabo Durand/AxisModula e Voix de Stras (França)
10h30 Chocalhos populares em uma peça para percussão e eletrônica:   Boreal III- processos interpretativos
Mateus Espinha Oliveira/Instituto Metodista Izabela Hendrix

 

local: Auditório 2 do Centro de Convenções
8h30-11h10

8h30 A performance singular do baterista Nenê na música Alexandre, Marcelo e Pablo
Guilherme Marques/UNICAMP e Faculdade Cantareira e Fernando Hashimoto/UNICAMP
8h50 O baterista ao longo da história: do entertainer ao solista
Eduardo Lopes/UFG e Universidade de Évora
9h10 Prismas em Modulações Métricas
Kelvin Silva da Cruz/UFS
9h30 O improviso de Edu Ribeiro na música Céu e Mar
Jaderson Antônio Alves Cardoso/UNIVALI e Rodrigo Gudin Paiva/UNIVALI
9h50 A condução em três camadas rítmicas característica de Dom Um Romão
Gilberto Alves Favery/UNICAMP e Faculdade Cantareira e Fernando Hashimoto/UNICAMP
10h10 A bateria melódica: considerações sobre sua conceituação teórica e aplicação prática
Dhieego Cardoso de Andrade/UNICAMP e Leandro Barsalini/UNICAMP
10h30 O toque de Wilson das Neves: estudo interpretativo da performance da bateria em “Deixa isso pra lá”
Luiz Guilherme Sanita/UNICAMP
10h50 Um estudo sobre a performance musical do baterista Adelson Silva
Adriano Ramos Coelho/UFRN e Cleber da Silveira Campos/UFRN

 

local: Auditório 3 do Centro de Convenções
8h30-11h10

8h30 Cleber Almeida e a música regional nordestina: adaptações rítmicas contemporâneas para a bateria
Carlos Eduardo Sueitt Garanhão/UNICAMP e Leandro Barsalini/UNICAMP
8h50 Russo e o pandeiro brasileiro: trajetórias entre marginalidade e glamour
Eduardo Marcel Vidili/UDESC
9h10 Tambores da Amazônia: um estudo da performance musical percussiva de 3 ritmos da Amazônia brasileira
Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro/UNESP
9h30 Os toques do Candomblé Ketu: a circularidade do gã e o caráter espiral do rum
Luciano da Silva Candemil/UDESC
9h50 Música Popular Instrumental Brasileira no Vibrafone Solo: Ferramentas para Arranjo e Performance
Natália Camargo Mitre de Oliveira/UFMG e Fernando de Oliveira Rocha/UFMG
10h10 Pandeiro de náilon: as técnicas de Osvaldinho da Cuíca, Ivison Santos e Pimpa
Gustavo Surian Ferreira/UNESP e Carlos Eduardo Di Stasi/UNESP
10h30 Idioma e sonoridades do repinique: proposta de uma escrita musical
Rafael Y Castro/UNESP e Carlos Stasi/UNESP
10h50 Elementos rítmicos, tímbricos e formais da Saya afro- boliviana
Christian Quenta Herrera/UNICAMP e José Augusto Mannis/UNICAMP

 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 3 – 12/05
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
8h30-10h50

8h30 O uso de programas de gravação e edição de áudio no ensino de bateria
José Everton Cardoso da Silva/UFPB e Rodrigo da Silva Melo/UFPB
8h50 Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente
Henry Raphaely de Souza/UDESC e Regina Finck Schambeck/UDESC
9h10 Desafios do ensino on-line de percussão
Daniel Gohn/UFSCAR
9h30 O Projeto Pedagógico do curso de bacharelado em música da UFMT e o desafio da implantação da sua habilitação em percussão
José Augusto Duarte Lacerda/UFMT
9h50 O diálogo multifacetado entre artes e tecnologias para a iniciação em percussão: desafios, possibilidades e apontamentos para a musicalização de 08 a 14 anos
Ronan Gil de Morais/IFG, Jean Paulo Ramos Gomes/IFG, Léia Cássia Pereira da Paixão/IFG, Lucas Davi de Araújo/IFG e Lucas Fonseca Hipolito de Andrade/IFG
10h10 Relato das estratégias de ensino de bateria na Universidade Estadual de Campinas
Leandro Barsalini/UNICAMP
10h30 Questões metodológicas do estudo do samba na bateria: reflexões sobre práticas comuns de ensino e paradigmas reproduzidos pelos métodos de bateria e percussão no Brasil
Helio Alexandrino Pacheco Cunha/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP

 

local: Auditório 2 do Centro de Convenções
8h30-10h50

8h30 Relato de experiência: Workshops de Tímpanos em Manaus
Tarcisio Braga/UEA e Erick Menezes Figueiredo/OAF
8h50 Quatro estudos básicos de abafamentos para a técnica de duas baquetas – uma proposta didática para o estudo do vibrafone
Alisson Antonio Amador/UNESP
9h10 Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas em Atividades da Banda Marcial: Percepção de Alunos de Percussão e Regentes
Márcio Szulak – Professor e Percussionista da Orquestra Sinfônica do Paraná
9h30 Reflexões sobre gestão sustentável e a utilização de resíduos sólidos enquanto instrumento em duas obras escritas originalmente para percussão
Pedro Henrique Machado Freire/UFRN e Cleber da Silveira Campos/UFRN

 

local: Auditório 3 do Centro de Convenções
8h30-10h50

8h30 A introdução da percussão melódica, através do glockenspiel, nas oficinas de percussão do Projeto Guri, ministradas nos Centro de Internação da Fundação Casa na capital e interior de São Paulo
Rafael Y Castro/UNESP e Carlos Stasi/UNESP
8h50 Escola de batuque: relato da experiência pedagógica com percussão na comunidade Zumbi dos Palmares em Santa Bárbara d’Oeste
Helio Alexandrino Pacheco Cunha/UNICAMP
9h10 Maracatu em um curso profissionalizante: estudantes do Projeto Pescar em contato com a música brasileira
Diego Conto Lunelli/UCS
9h30 Grupo de percussão e educação musical para crianças com autismo
Rodrigo Gudin Paiva/UNIVALI e Cristina Maria Pozzi/UNIVALI
9h50 O ensino de percussão na Fundec e no Projeto Guri na cidade de Sorocaba
Daniel Dias de Lima/UFU e Thiago Felipe de Macedo/UNIMES

 

SESSÃO DE PÔSTERES – 10/05
17h30-18h30
local: sala 3 da CPG – Instituto de Artes

O desenvolvimento técnico-interpretativo do berimbau a partir de experimentos composicionais
Fernando de Souza Miranda/UNESP
Mecanismos de abafamento para teclados de percussão: a construção de um modelo para Sixxen
Rodrigo Mota Lins/IFG e Ronan Gil de Morais/IFG
Instrumentos preparados e expandidos: composição e performance para trio de caixas
Alex Francisco da Silva – UFU, e Cesar Adriano Traldi- UFU
Construindo um hipertímpano
Daniel Dias de Lima/UFU e Cesar Adriano Traldi/UFU
O uso dos teclados de percussão no repertório orquestral de três compositores brasileiros: Guerra- Peixe, Francisco Mignone e Lorenzo Fernandez
Anna Layza Cardoso Boiatti de Souza/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP
Catalogação de obras brasileiras para marimba
Maria Fernanda Zucchi Pombalino/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP
Improvisação na bateria: desenvolvimento de vocabulário e linguagem na música instrumental através de transcrições
Marcelo de Moraes Cardoso
Levantamento sobre a pesquisa em percussão no Brasil
Maria Fernanda Zucchi Pombalino/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 1 – 09/05
18h00-19h40
local: Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-COMPARTILHADOS

18h00 Círculo-Dimensões (2015), de Fernando Riederer e Rebonds A (1987-89), de  Iannis Xenakis – Fabio Oliveira/UFG
18h20 Les Chansons de Gavroche (2016), de Lewis Nielson – [re]Percute UFMT
18h40 Obras Curtas para Marimba Solo – Gilmar Goulart/UFSM
19h00 A Bateria Enquanto Elemento Estrutural da Composição Musical – Lucas Casacio/UNICAMP e Centro Universitário Sant’Anna
19h20 Música para Percussão de Hermeto Pascoal – Grupo de Percussão da UFMG

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 2 – 10/05
11h00-12h30
local: Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-CONFERÊNCIAS

11h00 O uso do Tamborim por Mestre Marçal – Vinicius Barros/UNICAMP e Faculdade Souza Lima
11h30 Uma abordagem a obras para percussão solo na música contemporânea: Três conceitos interpretativos – Bruno Santos/UFSJR
12h00 Tributo a Dom Um Romão – Gilberto Alves Favery/UNICAMP e Faculdade Cantareira

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 3 – 11/05
15h30-17h00
local:  Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-COMPARTILHADOS

15h30 Rhythmetron (1968), de Marlos Nobre – Grupo de Percussão da UFG
15h50 Duo a Moda da Casa – Rafael Y Castro/UNESP e Julio Cesar
16h10 Obras Brasileiras para Vibrafone Solo – Augusto Moralez/UFAL e UNICAMP
16h30 TECTUM apresenta: Música para Grupo de Percussão e Eletrônica – TECTUM

 

APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 4 – 12/05
11h00-12h30
local: Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-CONFERÊNCIAS

11h00 Música para percussão, eletrônica e vídeo em tempo real – Fernando Rocha/UFMG
11h30 Abissal solo: improvisação de bateria e disparadores pré-gravados – Guilherme Marques/UNICAMP e Faculdade Cantareira
12h00 Arcomusical Brasil