I Congresso Brasileiro de Percussão
Será realizado no Instituto de Artes da Unicamp (IA), entre os dias 9 e 12 de maio, o I Congresso Brasileiro de Percussão. O evento, que terá como tema A pesquisa sobre percussão no Brasil: trajetória e novos desafios, busca divulgar os resultados da pesquisa realizada no Brasil e fomentar o diálogo com a pesquisa em desenvolvimento.
O congresso incluirá conferências, mesas-redondas, comunicações orais e apresentações artísticas.
A inscrição no congresso para autores/coautores com trabalho aprovado vai até 7 de abril de 2017.
Os demais interessados em participar do congresso poderão se inscrever pelo site até o dia 05 de maio de 2017.
Para acessar o formulário de inscrição do I Congresso Brasileiro de Percussão clique aqui.
Para mais informações acesse a chamada de trabalhos.
Template para Artigo Final do ICBP. Clique aqui.
PROGRAMAÇÃO GERAL |
||||
terça-feira |
quarta-feira |
quinta-feira |
sexta-feira |
|
9h00 -12h30 |
8h30 – 10h30 |
8h30 – 11h10 |
8h30 – 10h50 |
|
11h00 – 12h30 |
11h20 – 12h30 |
11h00 – 12h30 |
||
12h30 – 14h00 |
12h30 – 14h00 |
12h30 – 14h00 |
12h30 – 14h00 |
|
14h00 – 15h30 |
14h00 – 15h30 |
14h00 – 15h00 |
14h00 – 15h30 |
|
15h30 – 17h30 |
15h30 – 15h50 |
15h00 – 15h30 |
15h30 – 15h50 |
|
17h30 – 17h50 |
16h00 – 17h20 |
15h30 – 17h00 |
16h00 – 18h00 |
|
17h30 – 18h30 |
17h00 – 18h00 |
|||
18h00 – 19h40 |
||||
20h00 |
19h00 |
20h00 |
Sugestões de Hospedagem – Mapa de locais.
Sugestões de Alimentação – Mapa de locais.
PROGRAMAÇÃO GERAL
I CONGRESSO BRASILEIRO DE PERCUSSÃO_UNICAMP – 2017
[PROGRAMAÇÃO GERAL – ARQUIVO EM PDF]
09/05 – terça-feira |
9h00-12h30: CREDENCIAMENTO (aberto todos os dias do evento)
local: hall de entrada do Instituto de Artes da Unicamp
12h30-14h00: Almoço
14h00-15h30: SESSÃO DE ABERTURA
Concerto de Abertura
GRUPU – Grupo de Percussão da UNICAMP
local: Auditório do Instituto de Artes
15h30-17h30: CONFERÊNCIA 1
Prof. Dr. Greg Beyer/Northern Illinois University
Gerando um novo repertório para arcos musicais
local: Auditório 1 do Centro de Convenções da Unicamp
17h30-17h50: cafezinho
18h00-19h40: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 1
local: Auditório do Instituto de Artes
10/05 – quarta-feira |
8h30-10h30: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 1
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
11h00-12h30: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 2
local: Auditório do Instituto de Artes
12h30-14h00: Almoço
14h00-15h30: MESA 1
Pesquisa sobre percussão no Brasil
Prof. Dr. Fernando Hashimoto/UNICAMP, Prof. Dr. Carlos
Stasi/UNESP, Prof. Dr. Fernando Rocha/UFMG
local: Auditório do Instituto de Artes
15h30-15h50: cafezinho
16h00-17h20: MASTERCLASS
Prof. Emmanuel Séjourné/Conservatoire de Strasbourg-Académie Supérieure de Musique de Strasbourg
local: Auditório do Instituto de Artes
17h30-18h30: SESSÃO DE PÔSTERES
local: sala 3 da CPG – Instituto de Artes
20h00: CONCERTO
Orquestra Sinfônica da UNICAMP
solista: Prof. Dr. Ney Rosauro/University of Miami
local: Teatro Castro Mendes
11/05 – quinta-feira |
8h30-11h10: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2
local: Auditório 1, 2 e 3 do Centro de Convenções
11h20-12h30: SESSÃO
Bateristas de Campinas: relatos da cena musical local entre
os anos 1980 e 2000
Jayme Pladevall, Helder Samara, Pepa D’elia, “Mané” Scabello, Ramon Montanher, Daniel Gohn e Beto “Batera”
moderador: Prof. Dr. Leandro Barsalini/UNICAMP
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
12h30-14h00: Almoço
14h00-15h00: MESA 2
Um olhar sobre a percussão desde o ponto de vista do compositor
Prof. Dr. Alexandre Lunsqui/UNESP – “Pandora’s Box”
Prof. Dr. Sílvio Ferraz/USP – “Um só ou vários instrumentos”
moderador: Prof. Dr. Fernando Hashimoto
local: Auditório 2 do Centro de Convenções
15h00-15h30: cafezinho
15h30-17h00: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 3
local: Auditório do Instituto de Artes
17h00-18h00: MASTERCLASS
Prof. Sylvie Reynaert/Conservatoire de Strasbourg
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
19h00: CONCERTO
QUEY PERCUSSION DUO
Prof. Dr. Gene Koshinski e Prof. Dr. Tim Broscious/University of Minnesota Duluth
local: Auditório do Instituto de Artes
12/05 – sexta-feira |
8h30-10h50: SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 3
local: Auditório 1, 2 e 3 do Centro de Convenções
11h00-12h30: APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 4
local: Auditório do Instituto de Artes
12h30-14h00: Almoço
14h00-15h30: SESSÃO
Prof. Dr. Ney Rosauro/University of Miami
Retrospecto de 40 anos de carreira
local: Auditório do Instituto de Artes
15h30-15h50: cafezinho
16h00-18h00: CONFERÊNCIA 2
Realcindo Lima Filho “Nenê” e Pascoal Meirelles
Linguagem e contemporaneidade da bateria
moderador: Prof. Dr. Leandro Barsalini/UNICAMP
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
20h00: CONCERTO DE ENCERRAMENTO
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Prof. Emmanuel Séjourné e Profa. Sylvie Reynaert, solistas (Conservatoire de Strasbourg-Académie Supérieure de Musique de Strasbourg)
local: Teatro Castro Mendes
EXPOSIÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS: aberta ao público nos dias 9, 11 e 12/05 no hall do Centro de Convenções da Unicamp.
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 1 – 10/05
local: sala 3 CPG – Instituto de Artes
8h30-10h30
8h30 | Obras seminais do repertório brasileiro para tímpanos solo ou solista: inovações e peculiaridades de interpretação Fernando Hashimoto/UNICAMP |
8h50 | Exploração tímbrica através de uma caixa preparada Thiago de Souza Ferreira/UFU e Cesar Adriano Traldi/UFU |
9h10 | Técnica estendida e preparação instrumental no vibrafone: considerações e exemplificações Cesar Adriano Traldi/UFU e Guilherme Massao Misina/USP |
9h30 | Sixxen e música eletroacústica: o diálogo entre instrumento microtonal e aparatos eletroeletrônicos Lucas Davi de Araújo/IFG, Ronan Gil de Morais/IFG |
9h50 | A Percussão múltipla solo: aspectos históricos e considerações sobre o Estudo n.4 de Luiz d`Anunciação e Três Danças Rituais de Roberto Victorio Ricardo de Figueiredo Bologna/USP e UNICAMP |
10h10 | Processo criativo e estratégias cênicas na montagem e execução da obra ?Corporel de Vinko Globokar Carlos Henrique de Morais Alves/UFRN e Cleber da Silveira Campos/UFRN |
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 2 – 11/05
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
8h30-11h10
8h30 | A relação conceitual entre Antonin Artaud e Stuart Saunders Smith Daniela Rocha de Oliveira/UFMG e Fernando Rocha/UFMG |
8h50 | A percussão, o percussionista, a voz e a fala: um recorte prático-teórico de uma interface essencial na Música-Teatro. Paulo Zorzetto/UNESP |
9h10 | Kora: Análise de uma obra camerística para sexteto de berimbaus afinados Alex Sousa Fraga/UFMG, Daniela Rocha Oliveira/UFMG, José Henrique Soares Viana/UFMG/Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Mateus Espinha Oliveira/Instituto Metodista Izabela Hendrix, Rafael de Mello Matos/UFMG |
9h30 | O processo de memorização da peça L’Art Bruit, de Mauricio Kagel Daniel Serale/UFRJ |
9h50 | Pléiades: uma proposta de análise performativa para a obra de Iannis Xenakis Leonardo Caire da Silva/IFG, Leonardo Bertolini Labrada/IFG, Ronan Gil de Morais/IFG |
10h10 | O desenvolvimento de um projeto em torno da construção de sixxen: descrição, subprojetos, resultados e desenvolvimento de protótipos Ronan Gil de Morais/IFG, Fernando Martins de Castro Chaib/UFMG, Fabio Fonseca de Oliveira/EMAC/UFG, Leonardo Bertolini Labrada/IFG, Catarina Percinio/IFG/Campus Anápolis, Sarah Brabo Durand/AxisModula e Voix de Stras (França) |
10h30 | Chocalhos populares em uma peça para percussão e eletrônica: Boreal III- processos interpretativos Mateus Espinha Oliveira/Instituto Metodista Izabela Hendrix |
local: Auditório 2 do Centro de Convenções
8h30-11h10
8h30 | A performance singular do baterista Nenê na música Alexandre, Marcelo e Pablo Guilherme Marques/UNICAMP e Faculdade Cantareira e Fernando Hashimoto/UNICAMP |
8h50 | O baterista ao longo da história: do entertainer ao solista Eduardo Lopes/UFG e Universidade de Évora |
9h10 | Prismas em Modulações Métricas Kelvin Silva da Cruz/UFS |
9h30 | O improviso de Edu Ribeiro na música Céu e Mar Jaderson Antônio Alves Cardoso/UNIVALI e Rodrigo Gudin Paiva/UNIVALI |
9h50 | A condução em três camadas rítmicas característica de Dom Um Romão Gilberto Alves Favery/UNICAMP e Faculdade Cantareira e Fernando Hashimoto/UNICAMP |
10h10 | A bateria melódica: considerações sobre sua conceituação teórica e aplicação prática Dhieego Cardoso de Andrade/UNICAMP e Leandro Barsalini/UNICAMP |
10h30 | O toque de Wilson das Neves: estudo interpretativo da performance da bateria em “Deixa isso pra lá” Luiz Guilherme Sanita/UNICAMP |
10h50 | Um estudo sobre a performance musical do baterista Adelson Silva Adriano Ramos Coelho/UFRN e Cleber da Silveira Campos/UFRN |
local: Auditório 3 do Centro de Convenções
8h30-11h10
8h30 | Cleber Almeida e a música regional nordestina: adaptações rítmicas contemporâneas para a bateria Carlos Eduardo Sueitt Garanhão/UNICAMP e Leandro Barsalini/UNICAMP |
8h50 | Russo e o pandeiro brasileiro: trajetórias entre marginalidade e glamour Eduardo Marcel Vidili/UDESC |
9h10 | Tambores da Amazônia: um estudo da performance musical percussiva de 3 ritmos da Amazônia brasileira Ygor Saunier Mafra Carneiro Monteiro/UNESP |
9h30 | Os toques do Candomblé Ketu: a circularidade do gã e o caráter espiral do rum Luciano da Silva Candemil/UDESC |
9h50 | Música Popular Instrumental Brasileira no Vibrafone Solo: Ferramentas para Arranjo e Performance Natália Camargo Mitre de Oliveira/UFMG e Fernando de Oliveira Rocha/UFMG |
10h10 | Pandeiro de náilon: as técnicas de Osvaldinho da Cuíca, Ivison Santos e Pimpa Gustavo Surian Ferreira/UNESP e Carlos Eduardo Di Stasi/UNESP |
10h30 | Idioma e sonoridades do repinique: proposta de uma escrita musical Rafael Y Castro/UNESP e Carlos Stasi/UNESP |
10h50 | Elementos rítmicos, tímbricos e formais da Saya afro- boliviana Christian Quenta Herrera/UNICAMP e José Augusto Mannis/UNICAMP |
SESSÃO DE COMUNICAÇÕES 3 – 12/05
local: Auditório 1 do Centro de Convenções
8h30-10h50
8h30 | O uso de programas de gravação e edição de áudio no ensino de bateria José Everton Cardoso da Silva/UFPB e Rodrigo da Silva Melo/UFPB |
8h50 | Processos de ensino coletivo de bateria e percussão: reflexões sobre uma prática docente Henry Raphaely de Souza/UDESC e Regina Finck Schambeck/UDESC |
9h10 | Desafios do ensino on-line de percussão Daniel Gohn/UFSCAR |
9h30 | O Projeto Pedagógico do curso de bacharelado em música da UFMT e o desafio da implantação da sua habilitação em percussão José Augusto Duarte Lacerda/UFMT |
9h50 | O diálogo multifacetado entre artes e tecnologias para a iniciação em percussão: desafios, possibilidades e apontamentos para a musicalização de 08 a 14 anos Ronan Gil de Morais/IFG, Jean Paulo Ramos Gomes/IFG, Léia Cássia Pereira da Paixão/IFG, Lucas Davi de Araújo/IFG e Lucas Fonseca Hipolito de Andrade/IFG |
10h10 | Relato das estratégias de ensino de bateria na Universidade Estadual de Campinas Leandro Barsalini/UNICAMP |
10h30 | Questões metodológicas do estudo do samba na bateria: reflexões sobre práticas comuns de ensino e paradigmas reproduzidos pelos métodos de bateria e percussão no Brasil Helio Alexandrino Pacheco Cunha/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP |
local: Auditório 2 do Centro de Convenções
8h30-10h50
8h30 | Relato de experiência: Workshops de Tímpanos em Manaus Tarcisio Braga/UEA e Erick Menezes Figueiredo/OAF |
8h50 | Quatro estudos básicos de abafamentos para a técnica de duas baquetas – uma proposta didática para o estudo do vibrafone Alisson Antonio Amador/UNESP |
9h10 | Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas em Atividades da Banda Marcial: Percepção de Alunos de Percussão e Regentes Márcio Szulak – Professor e Percussionista da Orquestra Sinfônica do Paraná |
9h30 | Reflexões sobre gestão sustentável e a utilização de resíduos sólidos enquanto instrumento em duas obras escritas originalmente para percussão Pedro Henrique Machado Freire/UFRN e Cleber da Silveira Campos/UFRN |
local: Auditório 3 do Centro de Convenções
8h30-10h50
8h30 | A introdução da percussão melódica, através do glockenspiel, nas oficinas de percussão do Projeto Guri, ministradas nos Centro de Internação da Fundação Casa na capital e interior de São Paulo Rafael Y Castro/UNESP e Carlos Stasi/UNESP |
8h50 | Escola de batuque: relato da experiência pedagógica com percussão na comunidade Zumbi dos Palmares em Santa Bárbara d’Oeste Helio Alexandrino Pacheco Cunha/UNICAMP |
9h10 | Maracatu em um curso profissionalizante: estudantes do Projeto Pescar em contato com a música brasileira Diego Conto Lunelli/UCS |
9h30 | Grupo de percussão e educação musical para crianças com autismo Rodrigo Gudin Paiva/UNIVALI e Cristina Maria Pozzi/UNIVALI |
9h50 | O ensino de percussão na Fundec e no Projeto Guri na cidade de Sorocaba Daniel Dias de Lima/UFU e Thiago Felipe de Macedo/UNIMES |
SESSÃO DE PÔSTERES – 10/05
17h30-18h30
local: sala 3 da CPG – Instituto de Artes
O desenvolvimento técnico-interpretativo do berimbau a partir de experimentos composicionais Fernando de Souza Miranda/UNESP |
Mecanismos de abafamento para teclados de percussão: a construção de um modelo para Sixxen Rodrigo Mota Lins/IFG e Ronan Gil de Morais/IFG |
Instrumentos preparados e expandidos: composição e performance para trio de caixas Alex Francisco da Silva – UFU, e Cesar Adriano Traldi- UFU |
Construindo um hipertímpano Daniel Dias de Lima/UFU e Cesar Adriano Traldi/UFU |
O uso dos teclados de percussão no repertório orquestral de três compositores brasileiros: Guerra- Peixe, Francisco Mignone e Lorenzo Fernandez Anna Layza Cardoso Boiatti de Souza/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP |
Catalogação de obras brasileiras para marimba Maria Fernanda Zucchi Pombalino/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP |
Improvisação na bateria: desenvolvimento de vocabulário e linguagem na música instrumental através de transcrições Marcelo de Moraes Cardoso |
Levantamento sobre a pesquisa em percussão no Brasil Maria Fernanda Zucchi Pombalino/UNICAMP e Fernando Hashimoto/UNICAMP |
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 1 – 09/05
18h00-19h40
local: Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-COMPARTILHADOS
18h00 | Círculo-Dimensões (2015), de Fernando Riederer e Rebonds A (1987-89), de Iannis Xenakis – Fabio Oliveira/UFG |
18h20 | Les Chansons de Gavroche (2016), de Lewis Nielson – [re]Percute UFMT |
18h40 | Obras Curtas para Marimba Solo – Gilmar Goulart/UFSM |
19h00 | A Bateria Enquanto Elemento Estrutural da Composição Musical – Lucas Casacio/UNICAMP e Centro Universitário Sant’Anna |
19h20 | Música para Percussão de Hermeto Pascoal – Grupo de Percussão da UFMG |
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 2 – 10/05
11h00-12h30
local: Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-CONFERÊNCIAS
11h00 | O uso do Tamborim por Mestre Marçal – Vinicius Barros/UNICAMP e Faculdade Souza Lima |
11h30 | Uma abordagem a obras para percussão solo na música contemporânea: Três conceitos interpretativos – Bruno Santos/UFSJR |
12h00 | Tributo a Dom Um Romão – Gilberto Alves Favery/UNICAMP e Faculdade Cantareira |
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 3 – 11/05
15h30-17h00
local: Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-COMPARTILHADOS
15h30 | Rhythmetron (1968), de Marlos Nobre – Grupo de Percussão da UFG |
15h50 | Duo a Moda da Casa – Rafael Y Castro/UNESP e Julio Cesar |
16h10 | Obras Brasileiras para Vibrafone Solo – Augusto Moralez/UFAL e UNICAMP |
16h30 | TECTUM apresenta: Música para Grupo de Percussão e Eletrônica – TECTUM |
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS 4 – 12/05
11h00-12h30
local: Auditório do Instituto de Artes
RECITAIS-CONFERÊNCIAS
11h00 | Música para percussão, eletrônica e vídeo em tempo real – Fernando Rocha/UFMG |
11h30 | Abissal solo: improvisação de bateria e disparadores pré-gravados – Guilherme Marques/UNICAMP e Faculdade Cantareira |
12h00 | Arcomusical Brasil |