Entre os dias 4 e 10 de novembro de 2014 ocorrerá o 1º Simpósio Genecine – Gêneros cinematográficos e audiovisuais: método, interfaces, perspectivas, com a participação do Prof. Barry Keith Grant, da Brock University (Canadá).

Com Ph.D. pela State University of New York at Buffalo, o Prof. Barry Keith Grant tem uma carreira destacada como docente e pesquisador nas áreas de Estudos de Cinema e Audiovisual, Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais, Cinema Documentário, Ficção Científica, Música Popular e Cultura Popular. Organizador de quatro coletâneas sobre história e teoria dos gêneros cinematográficos (Film Genre Reader I, II, II e IV), o Prof. Grant é autor de uma variedade de artigos, livros e capítulos no campo dos Estudos de Cinema e Audiovisual.

O evento busca promover a discussão sobre questões atuais nos estudos de gêneros cinematográficos em nível mundial, propondo diálogos com outras áreas do conhecimento, como a literatura e os estudos feministas. As palestras são abertas ao público e gratuitas. Para mais informações, escreva para genecine (ponto) unicamp (arroba) gmail (ponto) com, ou acesse a página facebook.com/genecine2014 . Segue abaixo a programação completa:

 

Dia 04 de novembro de 2014, no Anfiteatro do IEL/UNICAMP:

10h – Exibição do filme The Ballad of Little Jo

14h – Palestra: “Western, mulheres e feminismo: A significação de The Ballad of Little Jo”, com o Prof. Barry Keith Grant

 

Dia 05 de novembro de 2014, no Laboratório da Imagem e do Som (LIS)/UNICAMP:

10h – Workshop: “Metodologias para cinema de gênero: Especulações narrativas no cinema de ficção científica”, com o Prof. Barry Keith Grant *

*atividade apenas para inscritos.

 

Dia 07 de novembro de 2014, no MIS/Campinas:

19h – Exibição do filme O Planeta Proibido (Forbidden Planet,de Fred M. Wilcox, EUA, 1956, 98min.), seguido do debate “Introdução a O Planeta Proibido”, com o Prof. Barry Keith Grant (Brock University – Canadá) e Prof. Ney Carrasco (UNICAMP)

 

Dia 10 de novembro de 2014, no Auditório 1 – CTR – ECA/USP:

14h – Palestra: “Cinema de gênero: metodologias”, com o Prof. Barry Keith Grant