MOSTRA CÊNICA DE INVERNO – 2021

Na busca constante por criar e compartilhar a Cena Teatral, mesmo em um momento tão delicado e desafiador como tem sido a Pandemia de COVID-19, o Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP promove a realização da Mostra Cênica de Inverno, que acontecerá do dia 28 de Junho ao dia 13 de Julho de 2021. A programação – inteiramente  gratuita –  exibe virtualmente os experimentos cênicos desenvolvidos no primeiro semestre de 2021, além de apresentar lives sobre os processos de criação, aulas abertas, oficinas e temas ligados ao fazer teatral organizadas pelos Laboratórios do Departamento de Artes Cênicas.

As atividades serão transmitidas pelo canal do Youtube do Laboratório de Produção e Ação Cultural:

https://www.youtube.com/channel/UC6soqg3KMjpj9on-NIP8gcQ

Rasga Coração | Lançamentos dos Episódios da Radionovela

Data e Hora:28/06 a 06/07, às 20h

Sinopse: Obra homônima de Vianninha adaptada em ​radionovela de nove episódios. O drama realista trata o choque de ​gerações a partir de uma família de classe média. Pai e filho, marido e esposa no passado e presente disparam uma série de questionamentos sobre militância, modos de viver na sociedade e de se relacionar com a própria história e todas as suas incertezas. É através de uma prestigiosa imersão auditiva que o público encontrará com o sentimento que lhe torna mais humano possível: o dividir-se.

Recomenda-se o uso de fones de ouvido para melhor apreciação dos episódios.

Classificação Indicativa:14 anos

Ficha Técnica: 

Dramaturgia: Oduvaldo Vianna Filho;

Direção: Rodrigo Spina;

Assistência de direção: Raíssa Bueno e Dani Clude;

Elenco: Alessandra Croquettes, Daniel Aleixo, Laura Tomé, Tomás Saraiva e Valentina Ghiorzi;

Laboratório de Práticas Corporais: Verônica Fabrini;

Laboratório de Práticas Vocais: Wanderley Martins;

Apoio teórico: Matteo Bonfitto e isa Kopelman;

Trilha sonora: Tomás Saraiva, Felipe Pedroso e Vitor Coelho;

Edição: Daniel Aleixo e Raíssa Bueno;

Arte visual: Helena Zilbersztejn.

 

Apenas o fim do mundo | Espetáculo Online Ao Vivo

Data e Hora:09 a 11/07, 13h e 16h

É NECESSÁRIO INSCRIÇÃO PRÉVIA PELO LINK: http://bit.ly/ApenasOFim_Do_Mundo

Sinopse: O retorno ao lar da família, após doze anos de ausência, para anunciar, apenas dizer, a morte próxima e irremediável.

Classificação Indicativa:12 anos

Ficha Técnica: 

Elenco: Beatriz Nauali, Bell Castro, Bruna Frari, Gabriel Gonçalves, Gui Martins, Oli Campelo e Paula Bianchini;

Direção: Eduardo Okamoto;

Assistência de direção:  Giovanna Ueda, Rafael Garcia, Shay Soares;

Laboratório de Práticas Corporais: Verônica Fabrini;

Laboratório de Práticas Vocais: Wanderley Martins;

Laboratório de Encenação: Isa Kopelman;

Acompanhamento Teórico: Matteo Bonfitto;

Dramaturgia: adaptação da obra “Apenas o Fim do Mundo”, de Jean-Luc Lagarce, realizada pelo grupo;

Produção: Bell Castro e Gui Martins;

Design Gráfico: Oli Campelo.

Origens | Lançamento do Site

Data e Hora:11/07, 10h

Transmissão:

https://www.youtube.com/watch?v=w4BNAR9ZlnM

Sinopse: Origens é um projeto de criação que une ciência e mitologia hospedado por um site e conduzido pelo próprio espectador. A teia narrativa se dá a partir de conexões entre cinco mitologias de criação do universo e oito cientistas localizados em diferentes espaços-tempo. Nessa plataforma é possível acessar além dos depoimentos dos cientistas, registros de imagem e som que contém conjuntos de transformações: nascimento, crescimento, vida e morte inspirados nos mitos de origem das culturas que se desenvolveram em cada um dos cinco continentes do planeta.

Classificação Indicativa:12 anos

Ficha Técnica: 

Elenco: Analu Woch, Ciça de Carvalho, Geovana Mangiavacchi, Letícia Abreu, Marco Pedra, Marina Lobo, Mateus Gomes, Teagá;

Laboratório de Práticas Corporais: Grácia Navarro;

Laboratório de Práticas Vocais: Gina Monge Agillar;

Apoio teórico: Isa Etel Kopelman;

Orientação visualidades: Erika Schwarz;

Equipe de Visualidades: Bárbara Massuela, Camila Bassi, Isadora Roxo, Patrícia Pölzl;

Produção Musical: Leonardo Paz;

Programação Visual e construção de plataforma online: Patrícia Pölzl;

Programação Visual e construção de interatividade: Analu Woch, Ciça de Carvalho, Mateus Gomes, Teagá;

Assistência de Direção: Ana Carolina Salomão e Maurício Oliveira;

Direção Geral: Marcelo Lazzaratto.

Links:

https://projeto-origens.tumblr.com/

LIVES

LAB DRAMA – Compartilhamento de atividades e criações do Laboratório de Dramaturgia, seguida por debate aberto | Laboratórios (Lab.DRAMA – Laboratório de Dramaturgia e Escritas Performativas)

Data e Hora:30/06, às 17h

Transmissão:

Descrição:

1.Escritas performativas: oficina e entrevistas: Exposição das atividades realizadas nesse semestre em torno do conceito de escritas performativas e projetos futuros.

2.Dramaturgias do Residir: Considerações sobre processo criativo da peça-filme COVID.19 EPÍSTOLA.40.

Participantes:

Profa. Dra. Grácia Navarro e Prof. Dr. Cassiano Quilici.

DRAMATURGIA EM CURSO – práticas de escrita para um presente largo | Roda de Conversa

Data e Hora:01/07, às 19h

Transmissão:

https://www.youtube.com/watch?v=ylfbXv970hc

Descrição:Es dramaturgues Alanis Mahara, Beatriz Nauali e Ju Vilar falam sobre suas peças: “Manivela”, “A Lâmpada do Berro” e “Réceita”, respectivamente. Discutiremos os trabalhos e trocaremos experiências literárias, inspirações, sonhos e processos criativos.

Convidades:Alanis Mahara, Beatriz Nauali, Ju Vilar, Fernando Vitor, Monique Ferreira e Everson George dos Santos.

Mediação:Ciça de Carvalho.

 

PARA ALÉM DOS SENTIDOS, NO CORAÇÃO DAS SENSAÇÕES – linguagens materiais da cena (luz, cenário, figurino e som) | Laboratórios (Lab.MATER – Laboratório de Linguagens Materiais e Oficinas da Cena)

Data e Hora:02/07, 19h

Descrição: Formas, texturas, cores, luminosidades, sonoridades, toda essa materialidade que dá moldura e volume a cena possui uma “fala”, muitas vezes subliminar, discreta, mas não menos potente. São nossos sentidos e não o nosso intelecto que as lê e tecem toda uma atmosfera particular que “abraça” a cena. Para falar sobre essa linguagem singular das materialidades da cena, convidamos a “prata da casa”: Marcelo Lazzaratto, Erika Schwarz e Marcelo Onofri, devaneando sobre as linguagens da luz, do cenário, figurino e do som. Prepare sua taça de vinho!

EXPERIÊNCIAS NA ARTE EDUCAÇÃO | Roda de Conversa

Data e Hora:06/07, às 16h

Transmissão:

https://www.youtube.com/watch?v=IgVTJMfB8_E

Descrição:Educadores e produtores do Curso Livre de Teatro de Campinas juntam-se para trocar experiências acerca das aulas realizadas durante 2020 e 2021. O Curso Livre é realizado desde 2017 a partir do desejo de alunes da graduação em explorar a arte educação. A roda acontece com o intuito de aproximar arte-educadores, alunes da Graduação e da Pós-Graduação em Artes da Cena e outros cursos da universidade que tenham interesse no tema.

Ficha Técnica:

Idealização e produção da roda: Bell Castro, Dani Clude, Gabriela Davoli, Ju Vilar, Julia Cruz, Karina Brando, Maria Vitória Royer, Pedro Viana.

PRODUÇÃO E TEATRO DE GRUPO – estratégias coletivas para sobrevivência artística | Laboratórios (Lab.PROD – Laboratório de Produção e Ação Cultural)

Data e Hora:12/07, às 19h

Transmissão:

https://www.youtube.com/watch?v=6rcV8Jugj_w

Descrição:Conversa sobre produção no contexto do teatro de grupo, a partir do relato de experiências de coletivos formados por alunos egressos da Unicamp.

Convidades:Lara Prado e Fernanda Jannuzzelli (Damião e Cia); Juliana Saravali e Ana Carolina Salomão (Cia Histriônica de Teatro).

Mediação:Profa. Alice Possani e Prof. Rodrigo Spina.

CONVERSAS SOBRE ATUAÇÃO – laboratório de atuação e saberes da prática | Laboratórios (Lab.ACT – Laboratório de Atuação e Saberes da Prática)

Data e Hora:13/07, 14h

Descrição:O LabAct promove uma conversa sobre atuação, a partir dos trabalhos apresentados na Mostra. É um convite para aprofundar as questões dos processos de criação nas disciplinas por meio de diálogo com as pesquisas em desenvolvimento na pós-graduação. Com a participação de Lucienne Guedes, Matteo Bonfitto, Melissa Ferreira e dos pós-graduandos Felipe Venâncio, Lara Duarte, Mariza Junqueira e Nádia Morali.

PROCESSOS, CRIAÇÕES E PESQUISAS

@performerdiario | Iniciação Científica

Data e Hora:28/06, às 08h

Descrição:Performance via perfil do Instagram com duração de 24 horas. O dia-a-dia como pesquisador que busca nas paisagens, caminhos possíveis para pensar arte e experiência estética, compartilhando stories a cada uma hora até a exaustão.

Ficha Técnica:

Realização: Dani Clude;

Orientação: Erika Schwarz;

Apoio: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

UMA SALA NA NUVEM – Lançamento performático de um livro | Mostra Improvisação

Data e Hora:29/06, às 16h

Descrição:

A turma 2020, na disciplina de Improvisação I, sob a orientação da Profa. Lucienne Guedes, teve a escrita de pequenos textos como uma importante dinâmica, durante todo o semestre. Misturando reflexões subjetivas e objetivas a respeito da ação, da linguagem, do estudo do teatro e da experiência frente às aulas em contexto pandêmico, o livro em formato digital traz uma seleção dos textos produzidos. O lançamento terá alguns trechos performados ao vivo pelas pessoas que os escreveram.

Ficha Técnica:

Orientação: Lucienne Guedes, Gabriel Pestana e Maria Vitória Royer
Atuação e criação: Alice Persson, Antero Vilela, Ana Clara de Azevedo Libman, Ana Júlia Horta, Beatriz Grande, Breno Azevedo, Carol Toyoshima, Érica Natalense, Erick Santos, Giulia Nasciutti, Helena Chiste, Isa Nogueira, Isa Imparato, Jonas Gimenes Bíscaro, Joyce Nobre, Julia Regina, Julia Rocha, Larissa de Paula, Letícia Adila, Luiz Amadeu Campedelli, Luíza Helena Vanoni, Maressa Gomes, Mariana Lobo, Mariana Yamada, Matheus Ramos, Nathalia Evangelista, Nour Koeder, Tara Oliveira Minozzi, Thais Santos, Wana Jangal.

 

SIZWE BANSI ESTÁ MORTO – abertura de processo | Iniciação Científica

Data e Hora:29/06, às 19h

Descrição:Sizwe Bansi, um homem negro no apartheid da África do Sul, por um problema em sua documentação, é obrigado a tomar uma decisão: permanecer com seu nome ou mudar de identidade para sobreviver? Através de uma carta grafada oral e corporalmente, Sizwe contará para sua esposa e para nós a sua história.

Ficha Técnica:

Grupo Encruza de Pesquisa Cênica

Atuação: Isa Nogueira;

Concepção Musical: Filipe Batista;

Direção: Victor Lima;

Orientação de pesquisa: Profa. Dra. Verônica Fabrini;

Texto: Athol Fugard;

Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp);

Iniciação Científica: A trans-criação de Sizwe Bansi está morto, de Athol Fugard: dança contemporânea e dramaturgias do movimento na perspectiva do encenador.

Inscriçõeshttps://forms.gle/DegNpFfwqLqd2f1G6

Como agimos nas redes? | Iniciação Científica

Data e Hora:02/07, às 16h

Transmissão: https://www.instagram.com/performerdiario/

Descrição:Conversa sobre o processo de pesquisa performativa no contexto da pandemia e seus desafios. Qual é o papel do artista diante as novas paisagens que surgem e como pensar as redes sociais como caminho para nos reconectar ao imaginário coletivo?

Ficha Técnica:

Realização: Dani Clude;

Orientação: Erika Schwarz;

Apoio: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

PREPARAÇÃO PARA A GUERRA: Arte Negra e Arte Indígena Contemporânea em debate | Mostra AR410

Data e Hora:05/07, às 19h

Descrição:Como forma de aquecer o embate – político e artístico – sobre o centenário da semana de 22, a/o/es estudantes/artistas da AR 410, materializam suas obras-armas nesta mostra-debate. Como construir alianças afetivas, em meio a desigualdade?

Ficha Técnica:

Organizadores: Profa. Dra. Lucienne Guedes, Profa. Dra. Verônica Fabrini e estudantes da disciplina AR410.

DIREÇÃO E DIRECIONALIDADES – Parte A | Mostra da Disciplina de Direção

Data e Hora:07/07, às 15h

Descrições e Fichas Técnicas:

Orientação: Profa. Alice Possani

PAD: Beatriz Nauali

RÉCEITA

Leo y Aztlan são a fronteira do tempo. São hermanes gêmeas, feitas da mesma matéria do alimento. Estão longe há 211 luas, mas a janela está aberta e sopra um cheiro de canjica. Hoje, Aztlan vai bater na porta.

Atuação: Ciça de Carvalho, Gabriel Pestana, Ju Vilar e Pedro Viana;

Direção: Raul Oliveira;

Dramaturgia: Ju Vilar;

Assistência técnica: Raul Oliveira;

Visualidades: Ciça de Carvalho, Gabriel Pestana, Ju Vilar, Pedro Viana e Raul Oliveira.

OUTROS CORPOS TEUS

Em um tempo vivenciado em copiosos planos, uma única mulher de carne, ossos, sangue, água… é invadida pelos próprios medos e formas, transbordando seus limites, inundando espaço e som ao redor.

Atriz: Isadora Ifanger;

Direção: Vinicius Resca;

Direção Musical: Marcelo Onofri;

Roteiro de Audiodescrição: Isadora Ifanger;

Consultoria: Ana da Hora;

Narração de AD: Vinicius Resca;

Interpretação em Libras: Flávia Alves Batista;

Texto Original: Leda Maria Martins;

Cenografia e Visualidades: Isadora Ifanger;

Iluminação e Gravação: Vinicius Resca;

Edição de vídeo: Isadora Ifanger e Vinicius Resca.

MAIS E MENOS DIAS

Determinados pelo tempo;

Não há mais livros,

O fluido está no fim,

Um tijolo.

Cômodo: um

e dois.

A partir do texto de Marcelo Lazzaratto “Mais e Menos Dias”, dois atuantes, em cena, exploram a relatividade do ser.

A relação entre as figuras e a ocupação dos espaços se transformam.

Determinados pelo tempo.

Direção: Leonardo Lisboa;

Atuação: Thais Santos e Jonas Gimenes Bíscaro;

Dramaturgia: Marcelo Ramos Lazzaratto;

Edição: Jeronimo Salvador;

Provocação: João Portela.

PORTRAIT OF A LADY

A conversa então cai em desvãos De dores, veleidades com cuidado retidas Nos tênues violinos que a orquestra emitia Entre cornetas entreouvidas.

E inicia. Uma experimentação para o tempo de viver, sem bordas, um mergulho sem a superfície.

Dramaturgia de Leda Maria Martins, fragmentos poéticos de T.S Eliot;

Atuação: Alanis Mahara;

Direção: Alanis Mahara.

 

DIREÇÃO E DIRECIONALIDADES – Parte B | Mostra da Disciplina de Direção

Data e Hora:07/07, às 19h

Descrições e Fichas Técnicas:

Orientação: Profa. Alice Possani

PAD: Beatriz Nauali

O TEMPO DENTRO DO TEMPO

Em um futuro distópico a convivência de duas pessoas, ou de uma, dentro de uma casa, ou um cômodo, ou a mente, ou um refúgio. Onde eles tentam sobreviver cada dia, lidando com o tempo dentro do tempo, o espaço dentro do espaço e aquilo que possuem e podem agarrar concretamente ou não.

Direção e concepção: Karina Brando;

Elenco: Bruno Mariani e Iuri Lupetti;

Dramaturgia: Marcelo Lazzaratto.

MAIS E MENOS DIAS

Abrir fechar janela deitar arrumar a cama colocar roupa tomar café passear com cachorro abrir fechar cachorro deitar arrumar a roupa colocar café tomar a janela passear com cama abrir fechar a cama deitar arrumar janela colocar cachorro tomar a roupa passear com café é só mais um dia é só menos um dia.

GRUPO ONQOTÔ DE ARTES INTEGRADAS

Texto: Marcelo Lazzaratto;

Direção: Larissa Blanco;

Atrozes: Ana Praxedes, Du Moric, Julia Cassa e Pedro Ribeiro;

Montagem e Edição: Ana Praxedes, Du Moric, Julia Cassa, Larissa Blanco e Pedro Ribeiro.

Nº3

3 mulheres. 3 espelhos. 3 vozes. Luz, eco e reflexo. Esta cena é uma adaptação do texto de Leda Maria Martins, “Récita n°3 – Figurações”, pensada para o contexto do teatro virtual.

Elenco: Letícia Ruiz, Paula;

Bianchini, Rachel Marques;

Direção: Jaqueline Giannini, Teagá;

Texto original: Leda Maria Martins;

Adaptação: Jaqueline Giannini, Teagá;

Edição: o elenco;

Roteiro audiodescrição: Leticia Ruiz;

Narração de audiodescrição: Jaqueline Giannini.

corotimpro | Mostra Improvisação

Data e Hora:08/07, às 20h

Descrição:Celebração-etílico-artística do processo de Improvisação Teatral I, em que percorremos o Jogo, a Palavra e o Silêncio.

Ficha Técnica:

Orientação: Matteo Bonfitto, Lara Duarte (PED) e João Portela (PAD);

Atuação e Criação: Alex Brolese, Aline Dantas, Ana Berlendis, Ana Helena, Bárbara Consales, Beatriz Nani Riper, Camila Torino, Débora Piccin, Diego Pagotto, Estela Martins, Giovana Hack, Helena Toledo, Helena Oliani, Ivan Lucca, João Carlos Cirillo, Lara Desidério, Leo Thesolin, Letícia Silva Costa, Lucas Nathan Vilela, Mariana Santos, Nanda Brandão, Rachel Marques, Rafael Matias Alberti, Rafaela Gomes, Roberto Martins, Sofia Inati.

SOBRE OS PRINCÍPIOS DA AÇÃO CÊNICA | Aula Aberta

Data e Hora:13/07, às 16h30

Transmissão:

Descrição:Os alunos da disciplina Princípios da Ação Cênica farão uma exposição dos principais temas tratados ao longo do semestre, exemplificando a aplicação de seus estudos com trechos dos exercícios realizados, comentando-os.

Ficha Técnica:

Organizadores: Ana Laura Alvares, Auxiliadora Domingas Cardoso, Danielly Cordeiro Da Silva, Fernanda Marino, Lígia Ribeiro, Prof. Dr. Roberto Mallet, Victor Timotio De Lima.

OFICINA 1

Projetores Precários | Lab.MATER

Data e Hora: 03/07, às 10h

Descrição: Desenvolvimento de um pequeno refletor alternativo, com materiais supra-reciclados, para experimentações criativas na quarentena.

Iremos aprender a parte elétrica e explorar imagens projetadas na própria parede de casa.

Duração: 3 horas

Público: Qualquer pessoa interessada, a partir de 16 anos

Vagas: 15 participantes

Materiais que cada participante deve providenciar para o encontro: 01 caixa de sapato ou similar, 02 lupas de plástico, 01 lâmpada com bocal respectivo, fita isolante, fita crepe, cabo elétrico com plugue macho, tesoura ou estilete, alicate de corte ou serrinha, recortes variados de papel e/ou acetato e/ou objetos translúcidos para explorarmos na projeção

Inscrições: 

http://bit.ly/ProjetoresPrecarios

OFICINA 2

DRAMATURGIA – Disparadores documentais e mágicos para escrita dramatúrgica | Oficina de Dramaturgia

Data e Hora:03/07, às 16h

Descrição:Durante as 3 horas de encontro, Alanis Mahara e Ju Vilar irão propor disparadores de escrita ligados ao processo criativo de suas recentes dramaturgias (Manivela e Réceita, respectivamente).

A primeira parte será focada na literatura e processos documentais como ponto de partida, como reportagens, fotografias e eventos que circundam nossas relações sociais, tensionando nos limites entre ficção e realidade. Como criamos a realidade? Quais são as realidades possíveis?

A segunda parte será focada na (re)edição das imagens e palavras, e na ficcionalização da realidade.

Provocações mágicas e poéticas para uma escrita processual que atravessa corpos que buscam cura.

Duração:3 horas

Ministrantes: Alanis Mahara e Ju Vilar.

Vagas:15 participantes

Inscrições:

http://bit.ly/OficinaDrama

OFICINA 3

Texturização de Tecidos | Lab.MATER

Data e Hora:10/07, às 10h

Descrição:Roda de conversa e costura, com partilha de algumas técnicas manuais de texturização de tecido com linha e agulha.

Duração: 3 horas

Público: Qualquer pessoa interessada, a partir de 16 anos

Vagas:15 participantes

Materiais que cada participante deve providenciar para o encontro: 07 recortes de algodão cru (ou similar em cor lisa) medindo 0,20×0,20m cada (previamente passados a ferro), agulha fina, linhas de costura variadas (preferencialmente em cor contrastante ao seu tecido), tesoura, alfinetes, lapiseira ou lápis, régua de 30 cm, folha de papel sulfite A4, fita crepe

Inscrições: 

http://bit.ly/TexturizacaoDeTecidos