Mostra Cênica de Verão – 2023
MOSTRA CÊNICA DE VERÃO – 2022
PROJETOS INTEGRADOS DE CRIAÇÃO CÊNICA – PICCS
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ESPETÁCULO “B612 – MEMÓRIAS INTERPLANETÁRIAS”
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
17/11, 14h30 e 19h
18/11, 14h30 e 19h
SINOPSE
Pedimos licença a todas as crianças, pois dedicamos esta sinopse às pessoas grandes. Adoraríamos dizer que esta é uma peça encantadora, que é uma linda história sobre amor e amizade, mas isso não seria o suficiente para os adultos, tão sérios. Eles precisam de provas. É preciso que se diga que esta obra foi escrita a partir do texto de Saint-Exupéry “O Pequeno Príncipe” escrito em 1943, pois os adultos adoram dar importância aos números e nomes complicados. Não se zanguem, elas não fazem por mal. Importante mesmo é que entendam, “B612 – Memórias Interplanetárias” é uma adaptação feita com muito carinho.
INDICAÇÃO ETÁRIA
Livre
FICHA TÉCNICA
Companhia: Pé no Chão Cia. de Teatro
Gênero: Aventura
Categoria: Infanto-juvenil / Para toda a família
Duração: 50 minutos
Texto: O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry
Dramaturgia: Vinícius Arães
Direção: Vinícius Arães
Elenco: Débora Rosa, Marina Lobo, Paula Bianchini, Tomás Saraiva, Vinícius Arães
Orientação: Marcelo Onofri
Apoio: Marcelo Lazzaratto
Iluminação: Yasmin Rosa
Cenário: Débora Rosa, Marina Lobo, Paula Bianchini, Tomás Saraiva, Vinícius Arães
Figurino: Débora Rosa, Marina Lobo, Paula Bianchini, Tomás Saraiva, Vinícius Arães
Trilha Sonora: Tomás Saraiva
Design Gráfico: Vinícius Arães
Fotos: Débora Rosa
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ESPETÁCULO “A TRAGÉDIA DO REI CHRISTOPHE”
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
22/11, 14h30 e 19h* (*sessão com AD – Verena Teixeira e LIBRAS)
23/11, 14h30 e 19h
SINOPSE
É possível impedir um país de gritar? O Haiti é uma poderosa garganta dividida entre dois mundos. A nação, ao se desentranhar da colonização, divide-se em duas forças: Christophe e Pétion, monarquia e república, norte e sul, tirania e libertação. Posições antagônicas em busca de um só fim: resgatar a grandiosidade de um país que busca rasgar o abismo. Nesta garganta impera a voz de uma nação liberta e negra à procura de sua afirmação. Sob o comando de Christophe, impregnado por ideais de força desmedida, o país reclama sua vontade pela reconstrução. Se o Haiti proclama sua epopéia diante da revolução, no seu contínuo encontra brechas para contar uma tragédia infindável. Cric, Crac.
Site: para acessar mais informações sobre o espetáculo, o elenco e a a história do Haiti, acesse o link a seguir: http://iar.unicamp.br/rei-christophe/
INDICAÇÃO ETÁRIA
14
FICHA TÉCNICA
Texto original: Aimée Cesaire
Texto adaptado: Direção e elenco
Direção: Verônica Fabrini
Elenco: Alanis Mahara, Chiara Lazzaratto, Danilo Guimarães, Laura Gomes, Lilly Baniwa, Janaina Batista, Marco Pedra, Mariana Procopio, Vênus Teagá, Victor Lima
Laboratório de corpo: Maria Alice Possani
Orientação musical: Marcelo Onofri
Composição e arranjos: Marcelo Onofri, Mariana Procopio, Gabriel Vera Machado, Carlos Eduardo Araújo, Adria Pencak
Instrumentistas: Gabriel Vera Machado (violão e guitarra), Carlos Eduardo Araújo (trompete e percussão), Mariana Procopio (percussão), Laura Gomes (percussão)
Orientação de Cenografia e Figurino: Erika Schwarz
Cenografia: Anita Viegas e O elenco
Figurino: Anita Viegas e O elenco
Live painting: Anita Viegas, Vida Alguma Coisa
Apoio teórico: Isa Etel Kopelman
Design: Janaina Batista
Site: Janaina Batista
Concepção de Luz: Vênus Teagá, Mariana Procópio e Victor Lima
Edição e concepção de áudio e projeção: Vênus Teagá, Janaina Batista e Laura Gomes
Operação de Luz: Giovana Laranjeira
Operação de Som: Ya Flor
Operação de Projeção: Luiza Rennar
Contrarregragem: Henry Orellana
Interpretação em LIBRAS: Juliana Fernandes de Moraes
Audiodescrição: Verena Teixeira
Produção: O Elenco e Equipe da Mostra Cênica de Verão 2022
Realização: Grupo Encruza de Pesquisa Cênica e Cênicas Unicamp 019
Apoio: Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp e Mostra Cênica de Verão 2022
Parceria: Capoeira IBECA e Casa de Cultura Aquarela
Agradecimentos: Adria Pencak, Arthur Casagrande, Bethânia Santos Pereira, Capoeira IBECA, Ione Sampaio, Marcos Brytto, Omar Ribeiro Thomaz, Solange Maria Torres, Stefano Fogaccia, Vida Alguma Coisa, Funcionáries do CMU, Paviartes e Engenharia Básica da Unicamp
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ESPETÁCULO “A VIDA DE GALILEU GALILEI”
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
29/11, 14h30 e 19h (*sessão com AD – Maria Solange Pereira Ribeiro)
30/11, 14h30 e 20h** (** sessão com tradução em LIBRAS)
SINOPSE
Uma noite bastou para que o universo perdesse o seu ponto central!
Uma revolução no pensamento:
o universo inteiro não gira em torno da Terra, mas ela rola em torno do Sol. A peça narra a vida de Galileu Galilei, cientista do século XVII, entre suas observações no telescópio e a perseguição da Inquisição.
INDICAÇÃO ETÁRIA
Livre
FICHA TÉCNICA
Texto original: Bertold Brecht
Texto adaptado: Direção, orientação e elenco
Direção: Marcelo Lazzaratto
Orientação: Pamella Villanova, Nádia Hellmeister, Giovani Tozi, Geovana Mangiavacchi e Gabriel Gonçalves
Elenco: Ana Luiza Woch, Arthur Casagrande, Bruna Haddad, Bruno Nakamura, Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Filipe Batista, Giovanna Naso, Helena Coutinho, João Portela, Leonardo Lisboa e Ligia Andrade
Duração: 120 minutos
Laboratório de Corpo: Maria Alice Possani
Composição e Direção Musical: Marcelo Onofri
Músicos: Gil Roseiro e Pedro Santos
Orientação de Cenografia e Figurino: Erika Schwarz
Figurino: Ana Luiza Woch, Bruna Haddad, Danielly Cordeiro, Fernanda Marino, Giovanna Naso, Helena Coutinho e Lígia Andrade
Cenografia: Arthur Casagrande, Bruno Nakamura, Filipe Batista, João Portela e Leonardo Lisboa
Máscaras: Jennifer Aquino e Steh Thompson Fernandez
Concepção de Iluminação: João Portela, Giovana Naso e Felipe Batista
Apoio Teórico: Isa Etel Kopelman
Design: Giovani Tozi
Interpretação em LIBRAS: Central TILS e Juliana Fernandes de Moraes
Audiodescrição: Maria Solange Pereira Ribeiro
Produção: Equipe da Mostra Cênica de Verão 2022, Bruna Haddad, Filipe Batista, Giovanna Naso, Helena Coutinho, João Portela e Leonardo Lisboa.
Realização: Cênicas Unicamp 019
Apoio: Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp, Mostra Cênica de Verão 2022, PROEC – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Sala dos Toninhos e Museu Exploratório de Ciências da Unicamp
Agradecimentos: Marcos Laporte (Marcão), Eduardo Coutinho, Alexandre Grangeiro, José de Oliveira, Sílvia Lima, Cleuza Cordeiro, Hilda Santana, Waldirene Pádua Bicego, Funcionáries do Paviartes e Engenharia Básica da Unicamp, Heber Rocha Tapeçaria, Tapeçaria Prado de Deus, MR 39 Tecidos, Textura Tecidos, Percursão Unicamp, Bateria Preguiçosa do Instituto de Artes da Unicamp e Bateria Alcalina
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ESPETÁCULO: A CIDADE DO CIRCO DOS DIAS IGUAIS
DATA E LOCAL
PRAÇA DO COCO
26/11 (sábado), às 11h
PRAÇA RUI BARBOSA
30/11 (quarta), às 17h
TEATRO DE ARENA
01/12* (quinta), às 16h (*sessão com AD – Isadora Ifanger e tradução em LIBRAS)
SINOPSE
Na Cidade do Circo, onde todos são, foram ou serão artistas do Circo da Cidade, uma trupe vive e revive seus dias de ensaio, preparação e apresentação. Mas essa rotina é quebrada quando João, um retirante às avessas, se perde no meio do nada e encontra no circo um lugar para comer, beber e descansar por um único dia; mas decide ficar por todos ao conhecer Maria Linda – a bailarina. João deve, então, integrar-se à essa trupe esquisita, e descobrir como pode ele mesmo tornar-se um artista do Circo da Cidade. No entanto, há algo de estranho neste circo – um mistério que pode pôr em risco todos os planos de João.
INDICAÇÃO ETÁRIA
Livre
FICHA TÉCNICA
Direção: Rafael D’Alessandro
Orientação: Marcelo Onofri
Apoio: Marcelo Lazzaratto
Elenco: Brenda Felipeti, Iuri Lupetti, Jaqueline Giannini, Karina Brando, Letícia Ruiz, Lucas Caparrós, Lucas Metropolo, Mariana Yamada, Mônica Moretti
Texto: Tarcízio Dalpra Jr.
Cenografia: Marcos Laporte e O Grupo
Figurinos: Mônica Moretti e Brenda Felipeti
Maquiagem: Karina Brando
Interpretação em LIBRAS: Juliana Fernandes de Moraes
Audiodescrição: Isadora Ifanger
Agradecimentos: Eduardo Coutinho, Esio Magalhães, Fausto Henrique, Fernanda Jannuzzelli e Espaço de Artes Corpo Mágico.
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ESPETÁCULO “MENTIRA.BR: UM ESTUDO DE CASO”
DATA E LOCAL
AC04 – PAVIARTES
03/12, 16h e 20h
04/12, 16h* e 20h (*sessão com AD – Isadora Ifanger)
SINOPSE
Quantas vezes é preciso dizer uma ________ para que ela se torne verdade? Seis pessoas formam um bando que ocupa um espaço e propõe um estudo de caso. Verdade: este espetáculo tem três atos, choro e muitas _______. Como se constrói uma ________? O bando joga com o tempo e o espaço, constrói um mosaico, uma sinfonia, um projeto arquitetônico, uma cartografia de ________. Com quantas ________ se faz uma peça de teatro? 522 anos de ________, no mínimo. Se eu te disser que o Brasil é uma ________, vocês acreditam?
INDICAÇÃO ETÁRIA
12+
FICHA TÉCNICA
Direção: Giovanna Zottis
Dramaturgia: Alanis Mahara e Grupo
Atuantes: Ana Fariña, Larissa Blanco, Maurício Oliveira, Pedro Ribeiro, Tushita, Vinícius Zaggo
Orientação e provocação: Lígia Souza
Audiodescrição: Isadora Ifanger
Produção: Ciça de Carvalho e Grupo
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EXERCÍCIOS CÊNICOS – DISCIPLINA LINGUAGENS DA CENA TEATRAL
Título: !COCEIRA CRÔNICA
Data: 01/12 às 19 horas.
Local: PAVIARTES/ Sala AC 02
SINOPSE
Panos brancos sobre um piso… Branco, como molduras penduradas e reflexos de âmagos. Ele está sendo chamado na ala 02. Sussurrando: “Não espirre, pode ter alguém dormindo ao lado”. Urgência na 02. Doce aroma de… Água sanitária. Ele apressa o passo por toda a recepção, pelo refeitório, hotelaria, maternidade, cirúrgica. Escutou isso? Escute com atenção. Luzes de LED brancas ao longo do corredor. É cochicho de mulher? Pausa. Sente-se, peça sua porção, tome um chá bem frio e me conte uma história. Mas sem pressa, pois pode ser que hoje chova.
INDICAÇÃO ETÁRIA
14+
FICHA TÉCNICA
Companhia: Grupo Que Absurdo
Linguagem: Teatro do Absurdo
Gênero: Comédia trágica
Categoria: Para todos os públicos
Duração: 40 min
Textos: Vai e Vem, Samuel Beckett; Com os Bolsos Cheios de Pão, Matéi Visniek; A cantora Careca, Eugène Ionesco.
Dramaturgia: uma coletânea de cenas composta por autores clássicos do Teatro do Absurdo e textos autorais do grupo.
Elenco: Alice Persson, Antero Ribeiro, Breno Azevedo, Letícia Adila, Maressa Gomes
Orientação: Matteo Bonfitto
Apoio: Ped’s e Pad’s da matéria de linguagens: Clara Harume, Maurílio Bertazzo, Verena Teixeira, Gabriel Gonçalves
Iluminação: Filipe Batista e Anderson da Silva Bonato
Cenário: concepção do grupo
Figurino: concepção do grupo e Nour Koeder
Concepção musical: criação do grupo e Maru Brandão.
Design Gráfico: concepção do grupo
Título: PAVILHÃO CABARÉ
Data:
26/11 às 23h59 / Local: Snooker Bar
07/12 as 19h30 / Local: PAVIARTES/ SALA AC03
SINOPSE
Abertura de processo de um espetáculo de Cabaré, tendo como guia a dramaturgia “Parto-Pavilhão” do paulistano Jhonny Salaberg. A história parte do ponto de vista de Rose, uma mãe encarcerada que teve seus filhos retirados de sua guarda e agora ajuda outras mulheres na mesma situação. Juntas, as prisioneiras cuidam de seus filhos recém nascidos enquanto planejam uma fuga em massa do presídio, durante um jogo da Copa do Mundo.
INDICAÇÃO ETÁRIA
16+
Companhia: Grupo Impostura
Linguagem: Cabaré
Gênero: Dramédia musical
Categoria: Drama Adulto
Indicação etária: 16 anos
Duração: 60 minutos
Texto: Parto Pavilhão – Jhonny Salaberg
Dramaturgia: Grupo Impostura
Direção: Processo Colaborativo do Grupo Impostura
Elenco: Ana Júlia Horta, Érica Natalense, Helena Chiste, Isa Nogueira, Jonas Gimenes Bíscaro, Joyce Nobre, Thaís Santos
Orientação: Matteo Bonfitto, Caos Haru, Gabriel Sobreiro, Lígia Andrade, Maurílio Schuquel, Rafaela Tonela, Rodrigo Berbel, Verena Teixeira
Visualidades: Grupo Impostura
Coreografia: Ana Júlia Horta
Músicos: Diego Andres, José Eduardo Gil.
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Título: UMA CAMPANHA NO TERRENO INÓSPITO DE UMA NAÇÃO
Data, horário e local a serem definidos. Acompanhe no Instagram @labprodunicamp
SINOPSE
O sussurro de um grito, a denúncia de um cinismo e uma condição compartilhada por mais pessoas do que normalmente se pensa. Baseada em notícias verdadeiras, relatos de uma jovem de 13 anos, desejos e um pouco, mas só um pouco de ficção. Esta é uma peça em que o horror da ficção é superado pela brutalidade do mundo real.
INDICAÇÃO ETÁRIA
16+
FICHA TÉCNICA
Companhia: Grupo ATELHADO
Indicação etária: 16 anos
Linguagem: Expressionismo + Grand Guignol
Duração: 30 minutos
Inspirações dramatúrgicas: O diário de Myriam e Migraaantes
Dramaturgia: Colaborativa
Direção: Erick Santos
Elenco: Isa Imparato, Mariana Lobo, Matheus Ramos e Nour Koeder
Orientação: Matteo Bonfitto, Caos Haru, Lígia Andrade, Maurílio Schuquel, Rafaela Tonela, Verena Teixeira, Lucca Reis
Visualidades e Bonecos: Luê Vanoni
Título: A BREVE HISTÓRIA DE VIDA E MORTE DE TIÊ SANTOSLAVSKI DE OLIVEIRA DA SILVA SAURO
DATAS
27/11 – Às 16h, no gramadão em frente a Faculdade de Educação- UNICAMP
01/12 – Às 10h, na Praça do ciclo básico
SINOPSE
Em um universo não tão distante, Tiê é um sujeitinho que já nasceu condenado a tentar encontrar seu espaço no mundo. Sem abrigo e sem dinheiro, ele vaga em busca de algum sentido que o faça querer continuar existindo para além das opressões mundanas. Tiê é você. Tiê sou eu. Tiê somos nozes.
INDICAÇÃO ETÁRIA:
Livre
Companhia: Grupo Formigueiro
Linguagem: Teatro de rua circense
Gênero: comédia
Indicação etária: Livre
Duração: 40 minutos
Texto: Livre inspiração em Till Eulenspiegel, de Luís Alberto de Abreu
Dramaturgia: Criação coletiva do Grupo Formigueiro
Direção: Processo colaborativo do Grupo Formigueiro
Visualidades: Criação coletiva do Grupo Formigueiro
Elenco:
Débora Piccin,Helena Oliani,Ivan Lucca,Lucas Nathan Vilela e Rachel Marques
Título: BROUT-WARRY
DATA: 01/12 às 15h30.
LOCAL: Casa do Lago/UNICAMP
SINOPSE
O que faz de um musical, um musical? São apenas as músicas, as melodias, as notas harmônicas? Mas, então, qualquer álbum seria um musical. É a a interpretação cantada, as trilhas sonoras por trás do teatro? Mas, então, qualquer show de um grande artista seria um musical. É a junção desses dois elementos? É a soma? A fusão?
Diante dessas perguntas, o grupo partiu do ponto comum entre tantas vontades individuais para seu processo criativo: o desejo de estudar os musicais, através dos próprios musicais. Com um poutpourri de diferentes espetáculos, surge a obra que abre um processo de pesquisa de linguagem que busca pelo elemento comum e essencial por trás do teatro musical a partir dele mesmo, e de suas diferenças. Se é, é claro, que esse elemento existe. Ou não?
Companhia: Avenida Mousike
Dramaturgias Musicais: “The Rocky Horror Picture Show”, “A Ópera do Malandro”, “A Pequena Sereia”, “Wicked”, “Os Miseráveis”, “Gota d’Água”, “Amor Sublime Amor”, “Funny Girl”
Dramaturgia Orginal: Nanda Brandão
Dramaturgismo: Ana Helena dos Santos, Nanda Brandão, Pedro Pousada e Rafael Matias
Orientação: Matteo Bonfito, Lígia Andrade, Anelise, Rodrigo (da música), Gabriel Sobreiro e Clara Harume.
Título: COLAS: COMPANHIA ODONTOLÓGICA DE LINGUADAS ABSOLUTAMENTE SENSUAIS
Data: dia 07/12 às 17h
Local: AC 03 – Paviartes
Sinopse: O que a gente vai fazer é o seguinte:
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA
16+
FICHA TÉCNICA
Linguagem: Teatro Colagem
Duração: Separa um lanchinho
Dramaturgia: Composição recortada e colada a partir de textos autorais e de dramaturgias e textos diversos.
Elenco: Ana Buarque Berlendis, Beatriz Nani Riper, Giovana Hack, João Cirillo, Leo Thesolin, Letícia Costa, Roberto Martins
Direção: Processo colaborativo do grupo
Orientação: Anelise de Brito, Augusto Trainotti, Clara Harume, Gabriel Sobreiro, Lígia Andrade, Matteo Bonfitto.
Visualidades: Concepção e criação coletiva do grupo.
Foto: Anelise de Brito
Catálogo da Mostra: